Vettel vence na Coreia e assume a liderança do campeonato

O alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, venceu de ponta a ponta o GP da Coreia, 16ª etapa da temporada 2012 de Fórmula 1, e assumiu a liderança do campeonato. O segundo lugar ficou com o australiano Mark Webber, companheiro de Vettel, seguido pelo espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, completando o pódio.

Logo na largada, Vettel conseguiu ultrapassar Webber. O inglês Lewis Hamilton, da McLaren, acabou perdendo a sua posição para Alonso e depois de fazer um pit-stop a mais, carregar detritos no fim da prova, terminou em 10º. O inglês Jenson Button, companheiro de Hamilton, e o alemão Nico Rosberg, da Mercedes, foram “atropelados” pelo japonês Kamui Kobayashi, da Sauber, no fim da grande reta e acabaram abandonando a prova. Com este resultado, a McLaren acabou perdendo a vice-liderança do campeonato, que foi para as mãos da Ferrari.

A destacar desta corrida foi o forte ritmo de Felipe Massa, que foi alertado pela Ferrari para não se aproximar muito de Alonso para não atrapalhá-lo na disputa e, principalmente, no que poderia retirar pontos do campeonato, o qual o espanhol deixa de ser líder. O brasileiro teve uma grande corrida a partir da segunda parada, demonstrando em diversas voltas muito rápidas.

O quinto lugar ficou com o finlandês Kimi Raikkonen, da Lotus, seguido pelo alemão Nico Hulkenberg, da Force India, conquistado numa manobra belíssima sobre o francês Romain Grosjean (7º), companheiro de Raikkonen, e Hamilton, quando ultrapassou os dois numa mesma curva de uma só vez.

A zona de pontuação foi completada pelos dois carros da Toro Rosso, pilotados pelo francês Jean-Eric Vergne e o australiano Daniel Ricciardo, seguidos por Hamilton, que por pouco evitou ser ultrapassado pelo mexicano Sergio Perez, companheiro de Kobayashi, na última volta.

Outro ponto de destaque foi o desgaste de pneus um pouco imprevisível para alguns pilotos, como Hamilton, que acabou fazendo uma parada a mais por conta do desgaste do pneu dianteiro direito, o mesmo pneu que preocupou a Red Bull até a bandeira quadriculada para Vettel.

A Fórmula 1 volta à ação em duas semanas com o GP inaugural da Índia.

Confira o resultado do GP da Coreia:

1) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 2 pit-stops
2) Mark Webber (AUS/Red Bull), 2
3) Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 2
4) Felipe Massa (BRA/Ferrari), 2
5) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus), 2
6) Nico Hulkenberg (ALE/Force India), 2
7) Romain Grosjean (FRA/Lotus), 2
8) Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso), 2
9) Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso), 2
10) Lewis Hamilton (ING/McLaren), 3
11) Sergio Perez (MEX/Sauber), 2
12) Paul di Resta (ESC/Force India), 2
13) Michael Schumacher (ALE/Mercedes GP), 2
14) Pastor Maldonado (VEN/Williams), 1
15) Bruno Senna (BRA/Williams), 2
16) Vitaly Petrov (RUS/Caterham), 2
17) Heikki Kovalainen (FIN/Caterham), 2
18) Timo Glock (ALE/Marussia), 2
19) Charles Pic (FRA/Marussia), 2
20) Narain Karthikeyan (IND/HRT), 1
OUT) Pedro de la Rosa (ESP/HRT), 1
OUT) Kamui Kobayashi (JAP/Sauber), 3
OUT) Nico Rosberg (ALE/Mercedes GP), 0
OUT) Jenson Button (ING/McLaren), 0

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.