Vereadoras do Amazonas aderem à campanha ‘Mais Mulheres na Política’

A PEC garante 30% das vagas dos legislativos para as mulheres nas próximas eleições
A PEC garante 30% das vagas dos legislativos para as mulheres nas próximas eleições
A PEC garante 30% das vagas dos legislativos para as mulheres nas próximas eleições

Estiveram, nesta segunda feira (04), na Câmara Municipal de Manaus,  representantes da Campanha Nacional “Mais Mulheres na Política”, organizada pela Bancada Feminina do Congresso Nacional, lançada em São Paulo (26) pedindo adesão à mesma.

O pleito das parlamentares é para que 30% das vagas da Câmara e do Senado sejam destinadas às mulheres. As vereadoras Vilma Queiroz (PROS), Terezinha Ruiz (DEM), Socorro Sampaio (PP), Pastora Luciana (PP) e Profa. Jacqueline (PPS) aderiram à campanha e tiraram uma foto oficial.

A quota das mulheres deve ser de 50%

Para a vereadora, Vilma Queiroz (PROS), é necessário contar com mais representantes mulheres na política, até porque a realidade mostra que esta representação de gênero é menor no Amazonas e no Brasil, ela disse “contamos apenas com uma deputada estadual mulher na Assembléia Legislativa do Amazonas (Aleam), a representação quando desigualitária torna mais frágil o poder. A mulher precisa de uma maior e efetiva representatividade para ser consultadas nas decisões a serem tomadas”.

Segundo a parlamentar “uma maior e efetiva proposta deveria ser 50% para equiparar os poderes, isto seria de fato respeitar o direito de igualdade e nossa representatividade estaria consolidada”.

Bancada feminina no Congresso Nacional

A campanha nacional “Mais Mulheres na Política”, recebeu apoio dos presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em favor da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que garante 30% das vagas dos legislativos para as mulheres nas próximas eleições, e da PEC que indica a presença de uma mulher quando da renovação de dois terços do Senado.

Foi apresentado o manifesto intitulado “Por uma reforma que garanta mais mulheres no Parlamento”, como resultado de reuniões realizadas desde o início da atual legislatura, para trabalhar na reforma política uma pauta comum às mulheres de todos os partidos. BLOG DA FLORESTA

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.