Veja a repercussão da morte de Margaret Thatcher ao redor do mundo

Londres – Primeira mulher premiê do Reino Unido morreu aos 87 anos após derrame. Ela era conhecida como Dama de Ferro por conta de seu pulso firme.

A rainha Elizabeth II e o primeiro-ministro britânico David Cameron foram os primeiros a expressar publicamente nesta segunda-feira (8) condolências pela morte da ex-primeira-ministra Margaret Thatcher, aos 87 anos, após sofrer um acidente vascular cerebral. Outros líderes também ressaltaram triteza pela perda de Tatcher, a primeira mulher a se tornar primeira-ministra britânica, cargo no qual ficou por três mandatos consecutivos, entre 1979 e 1990. Ela foi uma das figuras dominantes na política inglesa no século XX e o seu “thatcherismo” ainda influencia políticos até hoje. Confira a repercussão.

Angela Merkel
A chanceler alemã Angela Merkel homenageou Thatcher ao defeini-la como uma “líder extraordinária”. “Soube com grande tristeza da morte de Margaret Thatcher. Primeira-ministra durante muitos anos, marcou a Grã-Bretanha moderna como poucos o fizeram, antes ou depois dela. Foi uma líder extraordinária de nossa época”, declarou Merkel em comunicado oficial.

Barack Obama
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que seu pais perdeu “uma verdadeira amiga” e que o mundo perdeu uma defensora da liberdade com a morte de Thatcher. “Como partidária de nossa aliança transatlântica, ela sabia que com força e determinação poderíamos ganhar a Guerra Fria e estender a promessa de liberdade”, disse em comunicado.

Benjamin Netanyahu
O premiê israelense lamentou a morte e definiu Thatcher como uma “firme amiga” de Israel e do povo judeu. “Lamentamos a morte da ex-primeira-ministra do Reino Unido.
Foi uma grande líder, uma mulher de princípios, decisiva, forte, uma grande mulher”, disse Netanyahu em comunicado divulgado por seu gabinete. Ele também afirmou que Thatcher “inspirou toda uma nova geração de políticos”.

Condoleezza Rice
Condoleezza Rice, que foi secretária de Estado dos EUA entre 2005 e 2009, indicou que Thatcher foi sua fonte de inspiração e que as gerações posteriores se fortalecerão com a lembrança de sua “paixão pela liberdade”.

David Cameron
O primeiro-ministro britânico David Cameron expressou igualmente sua tristeza e afirmou que o país perdeu uma grande dirigente. O premiê anunciou que voltará para o Reino Unido, interrompendo uma visita a países europeus.
Cameron disse ainda que ela era uma mulher que “lutou contra todas as probabilidades” para chegar ao poder. De acordo com o líder conservador, Thatcher sempre “mostrou grande coragem” e será lembrada com a passagem do tempo como um dos grandes líderes da história do Reino Unido.

Dilma Rousseff
A presidente Brasileia lamentou a morte de Thatcher, em uma nota curta divulgada pela Secretaria de Imprensa da Presidência.

Rainha Elizabeth II
“A rainha recebeu com grande tristeza a notícia da morte da baronesa Thatcher”, indicou o palácio de Buckingham. Uma mensagem em nome da Rainha Elizabeth II será enviada privativamente à família de Thatcher.

Papa Francisco
O Papa Francisco expressou seu pesar pelo falecimento, destacando os valores cristãos de Thatcher e o fato de ela ter “promovido a liberdade no concerto das nações”.

François Hollande
O presidente francês, François Hollande, relembrou que Thatcher sempre teve uma relação “franca e leal” com a França. “Ao longo de sua vida pública, com convicções conservadoras que ela assumia plenamente, ela foi apegada ao esplendor do Reino Unkido e a defesa de seus interesses”, disse em comunicado. Ele também saudou o “impulso decisivo” da ex-premiê para a construção do túnel que passa sob o Canal da Mancha e liga os dois países.

George Bush
O ex-presidente americano George Bush pai elogiou Thatcher, a quem chamou de “líder de caráter incomum e uma das mais ferozes defensoras da liberdade” no século XX. “Barbara e eu ficamos profundamente tristes ao nos inteiramos da morte da baronesa Thatcher, e estendemos nossas sentidas condolências a seus filhos e entes queridos”, afirmou Bush, que foi presidente durante os últimos anos do governo Thatcher.
Em um comunicado, Bush se refere a Thatcher como “uma das mais ferozes defensoras da liberdade e do livre mercado, uma líder de carácter incomum que ergueu alto a bandeira de suas convicções”. “Ela ajudou a construir um mundo mais livre e melhor”.

George W. Bush
Para o ex-presidente George Bush filho, Thatcher “guiou” o Reino Unido como chefe de governo entre 1979 e 1990 “com muita confiança e clareza”, assinalou em comunicado. “Ela foi um grande exemplo de força e personalidade, além de uma grande aliada que fortaleceu a relação entre Reino Unido e Estados Unidos”, acrescentou Bush. O ex-presidente dos EUA e sua esposa, Laura, também se declararam “entristecidos” pela morte de “uma mulher forte e uma amiga”.

Helmut Kohl
O ex-chanceler alemão Helmut Kohl disse que sempre apreciou a ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher por seu “amor à liberdade”, e garantiu que apesar das diferenças ambos sempre se trataram de forma respeitosa. “Sempre apreciei Margaret Thatcher por seu amor à liberdade, por sua honestidade intelectual e sua clareza”, disse Kohl por meio de um comunicado.
O ex-chanceler lembrou que sua relação com Thatcher sempre foi especial, cheio de altos e baixos, mas que “apesar de todas as diferenças em determinados temas conflituosos, tivemos até o final um tratamento respeitoso entre nós”. Kohl definiu Thatcher como uma “mulher maravilhosa”, uma grande primeira-ministra do Reino Unido e uma defensora dos interesses de seu país.

Henry Kissinger
O ex-secretário de Estado dos Estados Unidos, Henry Kissinger, disse que a ex-primeira-ministra era uma “personalidade corajosa.” Segundo ele, ela foi “ousada, uma mulher que tinha conhecimento de que um líder deve ter fortes convicções, porque as pessoas não têm forma de decidir por si mesmos, a menos que seus líderes indicam a direção a tomar”, disse Kissinger à televisão CNN. O ex-secretário participou dos governos de Richard Nixon e Gerald Ford.
“Ela não achava que seu trabalho era alcançar compromissos, mas sim ter convicções”, disse Kissinger, agraciado com o Prêmio Nobel da Paz em 1973. “Continuei vendo-a por décadas, depois de ter deixado o meu cargo”, afirmou.

José Manuel Barroso
O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, destacou a importância da líder durante os primeiros passos do que se tornaria a União Europeia. “Deixe-me, em nome de mim mesmo e da Comissão Europeia, dizer que fiquei profundamente triste ao ouvir a notícia da morte da baronesa Thatcher. Ela era, sem dúvida, uma grande estadista, a primeira mulher a assumir o cardo de primeira-ministra em seu país, e ainda uma engajada personagem na União Europeia”, afirmou. “Ela será lembrada tanto pelas contribuições quanto pelas suas reservas com o nosso projeto comum. Ela assinou o Ato Único Europeu e ajudou a tornar o mercado único uma realidade. Ela foi uma líder ao trazer à família europeia os países da Europa Central e Europa Oriental que antes estavam por trás da Cortina de Ferro. Como você se lembra, Grã-Bretanha sob Margaret Thatcher”, disse Barroso, em nota.

Lech Walesea
O ex-presidente polonês e ex-líder sindical Lech Walesa também lamentou a morte da ex-primeira-ministra e destacou a importância da postura de Thatcher para a queda do comunismo na Europa. “Lástima. Ela foi uma grande personalidade que fez muito para o mundo, o que contribuiu para a queda do comunismo na Polônia e na Europa Oriental, com Ronald Reagan (presidente dos EUA, também falecido), o Papa João Paulo II e o sindicato Solidariedade”, disse Lech Walesa. “Eu rezo para ela”, acrescentou o ex-presidente.

Mariano Rajoy
O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, enviou seus pêsames a todos os cidadãos britânicos pela morte de Thatcher, “uma das dirigentes políticas mais importantes do século XX”, e elogiou sua coragem, determinação, visão de futuro e vontade reformista. Rajoy considerou a gestão de Thatcher como um “legado valiosíssimo” para os atuais governos europeus.

Meryl Streep
A atriz americana, que interpretou Thatcher no cinema, disse que a ex-premiê foi uma pionmeira para as mulheres.

Mikhail Gorbachev
“Margaret Thatcher era uma grande personalidade política e uma pessoa brilhante. Ela permanecerá na memória e na história”, declarou o antigo dirigente soviético Mikhail Gorbachev, citado pela agência Interfax. As relações privilegiadas de Thatcher com Reagan e Gorbachev permitiram que reivindicasse um papel-chave nos últimos anos da Guerra Fria. Sobre a época, ela descreveu Gorbachev como uma pessoa “com quem se pode trabalhar”.

Nancy Reagan
Thatcher e o ex-presidente americano Ronald Reagan eram “almas gêmeas políticas”, afirmou Nancy Reagan, viúva do republicano. “Todos sabem que meu marido e Lady Thatcher mantiveram uma relação muito especial como líderes de seus respectivos países durante um dos períodos mais difíceis e cruciais da História moderna. Ronnie e Margaret eram almas gêmeas políticas, comprometidos com a liberdade e decididos a acabar com o comunismo”.

Stephen Harper
O primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper, disse que Thatcher era “uma gigante entre os líderes”, que definiu “o conservadorismo contemporâneo”. “Enquanto muitos em posições de poder se definem pelos anos em que governaram, Margareth Thatcher , tinha essa estranha capacidade de atuar de acordo com si mesma e de definir o tempo”, ressaltou. Ele também relembrou o papel chave que ela teve na queda da União Soviética e “na era de paz e prosperidade” que seguiu o fim da Guerra Fria.

Tony Blair
“Muitos poucos líderes conseguem mudar não apenas o cenário político de seu país, mas também o mundo. Margaret era uma líder assim”, disse o ex-primeiro-ministro britânico, Tony Blair. “Seu impacto global foi vasto. E algumas mudanças que ela fez no Reino Unido foram implementadas por governos ao redor do mundo.”

William Hague
“Ela mudou nosso país para sempre e todos nós devemos muito a ela. Um legado que poucos conseguirão alcançar. Descanse em paz, Margaret”, disse o ministro das relações exteriores britânico, Willian Hague.

Bandeiras hateadas nas Malvinas e impopularidade na Argentina

O país onde Margaret Thacher tem uma de suas maiores impopularidades é a Argentina, derrotada em 1982 pelo exército britânico na disputa pelas Ilhas Malvinas (Falklands para os britânicos). Foi pela ordem da primeira-ministra que uma força-tarefa foi enviada à ilha, após ser invadida pelas tropas argentinas sob a ordem do ditador Leopoldo Galtieri.

Na época, o ditador afirmou que uma mulher não teria coragem de enfrenta-lo numa guerra. Ela não somente teve a coragem como também a vitória britânica implicou no início do fim da ditadura militar na Argentina, a mais sanguinária da América do Sul. Um ano depois, a Argentina inicou a abertura política com as primeiras eleições democráticas.

Nesta segunda-feira, bandeiras foram hasteadas nas Malvinas, em homenagem à líder. “Não há absolutamente nenhuma dúvida de que a Sra. Thatcher teve um sentimento especial para as ilhas. Ela liderou uma retomada muito difícil e estava muito feliz por ter restaurado a liberdade para o povo das ilhas”, afirmou o chefe da assembleia legislativa das Ilhas Malvinas, Mike Summers. Segundo ele, “hoje é um dia de grande tristeza para a população”.

Em março deste ano,o governo das Malvinas convocou um em resposta à reivindicação territorial da Argentina, que pressiona o Reino Unido para que inicie um processo de negociação a fim de resolver essa disputa territorial.

Os habitantes das Ilhas Malvinas aprovaram por maioria absoluta, no entanto, a permanência do território sob o domínio do Reino Unido. A Argentina considerou a votação ilegal.

Anúncio da morte

O porta-voz da família de Thatcher informou ela morreu em consequência de um acidente vascular cerebral. “É com grande tristeza que Mark e Carol Thatcher anunciam que sua mãe, a baronesa Thatcher, morreu em paz depois de um derrame, esta manhã,” disse Tim Bel. Thatcher havia sido internada pela última vez em dezembro, , quando passou por uma cirurgia na bexiga.

Fonte – Agências

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.