Preocupado com as populações que vivem nos municípios situados na cala do Rio, que sofrem com a vazante, o deputado Vicente Lopes, ocupou a tribuna da Assembleia legislativa do Estado, para chamar a atenção do Governo, sobre a problemática na rgião do \Rio Negr, especialmente a região conhecida como alto Rio Negro.
No pronunciamento, o parlamentar chamou a atenção sobre o problema de abastecimento que vem afetando os municípios de São Gabriel da Cachoeira (distante 852 km de Manaus) e Santa Izabel do Rio Negro (distante 630 km de Manaus), ambas localizadas no Alto Rio Negro.
Segundo o parlamentar, a vazante do Rio Negro tem dificultado o acesso às cidades localizadas naquela região, o que tem levado ao desabastecimento, e elevação dos preços, de produtos alimentícios e combustíveis.
“Talvez pela primeira vez na história, no mês de fevereiro, o Rio Negro encontre-se ainda em processo de vazante, o que faz com que os municípios da calha do Rio Negro estejam à beira de um colapso, por conta da questão do abastecimento, uma vez que o transporte de todos os produtos é feito por barcos. Em São Gabriel, o porto de Camanaus, que fica a 24 km da cidade, está completamente sem condições de acesso, o que impossibilita a chegada de todos os insumos para a sobrevivência daquelas pessoas”, contou.
O parlamentar também alertou para o perigo de falta de energia elétrica na região, visto que as cidades são abastecidas por termoelétricas, e destacou a necessidade de medidas urgentes por parte da Defesa Civil do Estado para evitar o agravamento da situação vivenciada pela população da área.
“Imaginem os senhores o que pode acontecer caso o Governo do Estado, através da Defesa Civil, não monte, de imediato, uma estrutura para socorrer os municípios, principalmente São Gabriel e Santa Izabel. Então, quero fazer este apelo para que levem ao Governador a necessidade de deslocar a Defesa Civil para apoiar a população daquela área”, finalizou.
Amazonianarede