Vacinação contra gripe termina sexta e já imunizou mais de 294 mil em Manaus

Ai campanha de vacinação, termina nesta sexta
Ai campanha de vacinação, termina nesta sexta
Ai campanha de vacinação, termina nesta sexta

Manaus – A Campanha de Vacinação contra a Influenza (Gripe) imunizou 294.984 pessoas em Manaus, até esta segunda-feira (18), segundo balanço da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O número responde a 70,04% do público-alvo. A ação encerra na sexta-feira (22).

Até o último dia de vacinação, as doses estarão disponíveis em 171 unidades de saúde da capital, das 8h às 17h.

O público-alvo da campanha são pessoas idosas com 60 anos ou mais de idade; trabalhadores de saúde; os povos indígenas (aldeados); crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias); as gestantes; as puérperas (até 45 dias após o parto); os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; a população privada de liberdade; e os funcionários do sistema prisional.

A meta da prefeitura é imunizar no mínimo 80% do público-alvo para o município de Manaus, estimado em 394.184 pessoas. A recomendação é para que se apresente nos postos o cartão de vacinação.

A vacina é contraindicada para pessoas com alergia grave ao ovo de galinha e para aqueles que já apresentaram reação anafilática a doses anteriores.

Os vírus da influenza causam doença respiratória aguda, denominada influenza ou gripe, caracterizada clinicamente por febre alta, calafrios, cefaleia, mal estar, mialgia e tosse seca. Conjuntivite, dor abdominal, náusea e vômitos são frequentes. Em crianças pequenas, o quadro clínico pode simular uma sepse.

O mal-estar geral pode persistir por vários dias e até mesmo semanas. Pode ocorrer inflamações musculares -, com dores musculares e dificuldade de andar.

Entre as complicações que podem ocorrer destacam-se a pneumonia, viral ou bacteriana, e a síndrome de Reye, que se caracteriza pela presença de encefalopatia grave, mais comumente observada em escolares, muitas vezes em associação com o uso de ácido acetilsalicílico (aspirina). As pessoas idosas e aquelas com doenças de base têm maior risco de complicações.

Amzonianarede-Semcom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.