Uso da bicicleta na cidade, debatida na CMM com o “Pedala Manaus”

O maior problema para o modal dar certo, é a falta de conscientizção
O maior problema para o modal dar certo, é a falta de conscientizção
O maior problema para o modal dar certo, é a falta de conscientizção

Manaus, AM – Na manhã desta terça-feira (1), a Câmara Municipal de Manaus (CMM) recebeu, no plenário Adriano Jorge, representantes do “Movimento Pedala Manaus” para discutir a viabilidade do uso de bicicletas na cidade de Manaus e as dificuldades que os ciclistas enfrentam dia a dia no trânsito da capital.

A tribuna popular, que tem como objetivo aproximar o poder legislativo da população, foi proposta pela vereadora professora Therezinha Ruiz (DEM).

De acordo com Leonardo Aragão, um dos coordenadores do ‘Pedala Manaus’, uma das maiores dificuldades encontradas no trânsito da cidade, ainda é a falta de respeito dos condutores de veículos automotores. “A principal dificuldade que enfrentamos no dia a dia, quando estamos pedalando, ainda é a falta de educação da população, principalmente no que diz respeito à cultura do uso da bicicleta em nossa cidade.

Precisamos conscientizar à população a respeitar o usuário de bicicleta e o espaço delas nas ruas. Para cada bicicleta utilizada no trânsito é um veículo a menos circulando, e menor é o grau de poluição emitido ao meio ambiente, além da falta de estrutura na cidade”, argumenta Aragão.

Para autora da propositura, Therezinha Ruiz, esse é o momento de trazer à Casa Legislativa o debate sobre essa modalidade que vem se desenvolvendo na cidade. “Não podemos ignorar o crescente número de adeptos na utilização da bicicleta em nossa cidade, e cabe a esta Casa ouvir o que a população tem a dizer sobre a temática.

E esse é o momento de trazer o debate para à CMM, uma vez que estaremos votando o Plano de Mobilidade Urbana nesta Casa”, destaca Ruiz.

Ainda na ocasião, o Movimento destacou os projetos que realiza para a sociedade, como: Bike Angel, que funciona como uma escola que ensina às pessoas a andarem de bicicletas, os de passeios ciclísticos todas às quintas-feiras, onde ensina os usuários a se portarem no trânsito para que se sintam seguro para transitarem de bicicletas na cidade e o Pedala Manhã, no final do ano, com arrecadação de bicicletas que não são mais utilizadas, destaca Raquel Cardoso, integrante do “Pedala Manaus”.

A parlamentar destaca ainda que a Prefeitura de Manaus vem se empenhando para dar melhor infraestrutura aos ciclistas. “O prefeito já anunciou a ampliação de novas ciclovias para a cidade. E nós, parlamentares, devemos ter essa sensibilidade em apresentar projetos para fomentar as políticas públicas voltadas ao uso de bicicletas como meio de transporte”, comenta a vereadora professora Therezinha.

Durante a tribuna popular o Movimento Pedala Manaus entregou uma Carta Proposta, contendo dez sugestões de melhorias para o trânsito visando o uso da bicicleta como meio de transporte.

O assunto fi debatido ontem na Câmara Municipal de Maus
O assunto foi debatido ontem na Câmara Municipal de Maus

Indicação

A vereadora professora Therezinha Ruiz encaminhará uma indicação ao Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), sugerindo à inclusão de questões das leis de trânsito sobre bicicletas, nas provas de legislação realizadas pelo órgão, para à concessão de Carteiras de Habilitação (CNH).

Therezinha Ruiz apresentou três projetos na CMM, que visam incentivar cada vez mais o uso da bicicleta como meio de transporte, que são: a implantação de bicicletários e paraciclos, como apoio e incentivo de uso a esse modal, nas escolas do município de Manaus.

A inclusão da Ciclocidadania como tema transversal a ser abordado nas salas de aula, a fim de conscientizar desde cedo às crianças quanto ao trânsito de sua cidade e a utilização da bicicleta como meio de transporte e lazer, e o terceiro é quanto à capacitação por meio de cursos de Primeiros Socorros, Cidadania, Legislação e Segurança de Trânsito, para a população de um modo geral, no intuito de conscientizar desde os motoristas de carros pesados até os pedestres.

Amazonianarede-CMM

 

 

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.