Urgência e emergência terão atenção dobrada em Parintins

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) intensifica, a partir desta sexta-feira, 28 de junho, o atendimento de urgência e emergência em Parintins (a 369 km da capital). O reforço é montado com uma equipe de mais de 70 profissionais para atuar principalmente no atendimento de urgência e emergência.

Até o dia 1º de julho, o trabalho será desenvolvido em duas frentes: reforçando o serviço de saúde na rede hospitalar do município e, nas noites do Festival Folclórico, com quatro postos de atendimento montados na área do Bumbódromo. Além disso, a Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais está apoiando a coordenação local da área, nas ações de educação em saúde e prevenção, que já estão sendo realizadas e continuam até o encerramento do Festival.

De acordo com a gerente de saúde para o Médio e Baixo Amazonas e Rio Negro da Susam, Márcia Nascimento, um equipe médica enviada de Manaus já está atuando nos Hospitais Jofre Cohen e Padre Colombo. Entre os especialistas estão cirurgião geral, anestesiologista, médico intensivista, neurologista, ortopedista, clínico geral, cardiologista, pediatra, ginecologista, oftalmologista e gastroenterologista.

Nos dois postos de atendimento montados no Bumbódromo, a Susam terá clínicos gerais e enfermeiros com experiência no atendimento de urgência e emergência, com classificação de risco. Também estarão nestes postos médico neurologista, oftalmologista, cardiologista, pediatra, anestesiologista e gastroenterologista. Para reforçar o serviço de remoção de pacientes da Secretaria Municipal de Parintins, a Susam também enviará ao município duas ambulâncias: uma de suporte básico e outra do tipo UTI, ambas com condutor socorrista.

Prevenção às DSTs – A Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, vinculada à Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), órgão do Governo do Estado, está realizando em Parintins uma série de ações com foco na prevenção e no diagnóstico precoce das DSTs e Aids. As ações, que são executadas em parceria com a Prefeitura de Parintins, tiveram início no último dia 3 de junho e seguirão até 5 de julho com intensificação no período de realização do Festival Folclórico.

A programação inclui a oferta de cerca de dois mil testes rápidos, distribuição de 50 mil preservativos, folders educativos, além de 24 mil ventaloras, contendo informações como dicas de saúde e prevenção contra as doenças. O material de campanha foi enviado ao município pelo Governo do Estado, que também encaminhará equipe da Coordenação Estadual, para apoio técnico das ações durante as festividades.

(Agecom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.