Unloc de Juruá (AM) capacita produtores para colheita florestal

(Por Bruna Pinheiro)

Entre os dias 16 e 22 de dezembro, a Unidade Local do IDAM em Juruá realizou o curso de Planejamento da Colheita e Técnicas de Corte.

O principal objetivo foi capacitar participantes detentores de Plano de Manejo Florestal Sustentável em Pequena Escala (PMFSpe) do município paraplanejamento e operação da colheita florestal de espécies madeireiras além da segurança no trabalho, visando contribuir para a sustentabilidade dos planos de manejo florestal.

O curso foi direcionado aos produtores, comunitários e parceiros com o Sindicato, Associações e Secretarias do município, ao todo foram 25 participantes.

O curso teve como instrutor o Engenheiro Florestal do IDAM, Vilson de Souza Rocha e contou com o apoio do técnico da Unloc/ Juruá Glauco Siqueira Gonçalves. Vilson ressaltou a importância da formação para melhorar o desempenho das atividades florestais, pois garante a qualidade e segurança durante a exploração florestal, e consequentemente a sustentabilidade dos PMFSpe.

Realizado em duas etapas, uma teórica e outra prática de campo, o curso foi realizado na Escola Estadual Romerito da Silva Brito e na propriedade do Sr. Antônio Barros Saldanha, localizada no rio Breu, em área do Plano de Manejo Florestal Sustentável em Pequena Escala.

O produtor Antônio Saldanha, já licenciado, disse que o curso proporcionou conhecimentos para realizar a atividade de planejamento e exploração florestal com mais segurança e obter melhor aproveitamento da madeira causando menores danos à floresta remanescente.

O agricultor familiar Joel Divino Laborda, também proprietário de um plano de manejo no município, ficou surpreso com o resultado da aplicação das técnicas de corte e disse que aplicará ao máximo os conhecimentos adquiridos durante o curso nas atividades de planejamento e exploração em sua área manejada.

Durante o encerramento foram entregues certificados para os participantes e uma Licença de Operação(LO) de PMFSpe para o detentor Antônio Marcos Saldanha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.