Unidade básica de saúde fluvial é entregue ao município de Borba

Amazonianarede – Aleam

Borba,AM – O deputado estadual Josué Neto (PSD) esteve acompanhando, na manhã de sábado (12), o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em visita ao município de Borba onde foi entregue a primeira Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF), que vai atender mais de 12 mil pessoas, de 230 comunidades de Borba.

Na inauguração da embarcação, que vai atender as populações ribeirinhas que vivem as margens dos rios Madeira, Madeirinha, Autaz-Açu, Canumã, Abacaxis e Sucunduri, estiveram presentes também o Secretário de Saúde do Estado, Wilson Alecrim, e o prefeito de Borba, Baía da Silva.

Segundo o Ministro Alexandre Padilha, o Governo Federal “precisa investir cada vez mais na assistência da população que vive na Amazônia. Com a inauguração da UBSF, aumentará e qualificará o atendimento em uma área remota, que precisa de atenção”.

O deputado estadual Josué Neto, elogiou a trabalho realizado pela ex-secretária de saúde de Borba, Adriana Moreira, que atualmente é a secretária adjunta de saúde do Estado e participou ativamente na elaboração do projeto para contar com a unidade de saúde no município de Borba, o primeiro a receber no Estado do Amazonas. De acordo com ele, a Assembleia vai estar a disposição das prefeituras dos municípios para ajudar na elaboração dos projetos técnicos para a aquisição das UBSF.

A nova Unidade Básica de Saúde Fluvial, tem 24 metros de comprimento, e conta com consultórios para atendimento médico, de enfermagem e odontológico. Também possui farmácia, laboratório e salas de vacinas, curativo, coleta de material e esterilização. A equipe que vai realizar o atendimento é formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e de laboratório, dentista e auxiliar ou técnico de saúde bucal, além dos agentes comunitários de saúde que residem e desempenham suas atividades nas comunidades ribeirinhas.

De acordo com o Ministro, neste ano ainda serão entregues 16 barcos para 16 municípios do interior do Estado, e que estão disponibilizados para o Amazonas, um total de 64 UBSF, que vai atender com qualidade, toda a população ribeirinha. 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.