UFAM inaugura laboratórios para práticas pedagógicas na Faculdade de Educação

UFAM inaugura laboratórios para práticas pedagógicas na Faculdade de Educação

Amazonas – A Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (Faced/Ufam) recebeu, na sexta-feira, 22 de setembro, os laboratórios de Informática, Ciências e Matemática, Alfabetização e Letramento e a Brinquedoteca. Os espaços estão localizados no pavilhão Rio Coari da Unidade, localizada no setor Norte do Campus Universitário.

O reitor, professor Sylvio Puga, destacou a contribuição dos novos espaços para articular as ações de ensino, pesquisa e extensão, beneficiando tanto a comunidade acadêmica quanto a sociedade em geral.

“Essa inauguração é um passo importante no âmbito da Faculdade de Educação, na melhoria de suas condições físicas, e vai impactar na qualidade do curso, sem dúvida. Mas também será fundamental ao atendimento da população, na medida em que ela também vai usufruir dos laboratórios em projetos os mais diversos”, frisou o professor Puga.

Além dele, estiveram presentes no evento o vice-reitor, professor Jacob Cohen; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação e docente vinculada à Faced, professora Selma Baçal; a diretora da Unidade, professora Francisca Cavalcanti; e a senadora Vanessa Grazziotin, parlamentar responsável pela emenda que concedeu a quantia de 282 mil reais em recursos para a construção dos laboratórios. Prestigiaram a solenidade a ex-diretora da Faced, professora Arminda Mourão; e o diretor do Centro de Ciências do Ambiente (CCA), professor Eron Bezerra.

Sonho antigo

“Esse era um sonho antigo”, ressaltou a professora Selma Baçal, ao recordar que somente com dedicação e trabalho é possível alcançar objetivos de melhoria das condições físicas para aulas práticas e desenvolvimento de projetos na área da Pedagogia. evento

“A brinquedoteca já estava prevista em nosso Projeto Político Pedagógico há tempos, e nossos alunos tinham acesso  apenas a um laboratório de informática com seis máquinas. Quando conseguimos a liberação dos recursos, nossos professores constituíram grupos de trabalho para elaborar os projetos de cada um deles”, lembrou. “Não há curso de graduação que melhore seu nível apenas com a titulação dos docentes, mas na melhoria do ensino”, destacou a professora.

Para a diretora da unidade, professora Francisca Cavalcanti, o maior ganho será a melhoria do processo ensino-aprendizagem. “Quem ganha são os nossos alunos, que vão utilizar esses locais da melhor forma possível. Agradecemos à Administração Superior pela melhoria do espaço e por viabilizar a instalação dos laboratórios. Este País precisa sim da melhoria do processo de alfabetização, que possibilita o avanço em todas as áreas da Educação”, afirmou.

Segundo a gestora, os cerca de 80 docentes e os mais de 500 discentes da Faculdade deverão utilizar os laboratórios e instrumentalizar as metodologias apresentadas na teoria.

Finalista do curso de Pedagogia, Thayná Gadelha, 21, revela que esses espaços sempre foram um sonho para os discentes da Unidade. “De fato, apesar de os professores buscarem desenvolver atividades na sala de aula, a prática é imprescindível para a formação completa do pedagogo”, citando como exemplo a disciplina de ‘Jogos e atividades lúdicas’.

“A partir de agora, os professores poderão adaptar as metodologias para usar os equipamentos que temos disponíveis, além de servirem para as ações com a comunidade e para a pesquisa”, comemorou a discente do 10º período.Equipamentos servem às aulas práticas de Ciências, Informática e Atividades Lúdicas, entre outras

Recursos

A senadora Vanessa Grazziotin foi a responsável por liberar a emenda cujos recursos foram investidos na criação dos quatro laboratórios. Segundo ela, o mais importante nesse processo é possibilitar a melhoria da qualificação dos futuros pedagogos. “Eles, que são os formadores da educação brasileira”, disse, ao mencionar que os recursos públicos devem ser investidos com o propósito de desenvolvimento regional. “Sempre procurei ajudar as instituições federais principalmente. Coisas tão simples são comemoradas tão entusiasticamente. O que precisamos fazer é alfabetizar para construir consciências críticas e inovadoras”, disse.

“Iniciativas como esta são responsáveis por colocar a Ufam como propulsora do desenvolvimento nacional”, concluiu a parlamentar, que também está à frente da liberação de recursos superiores a R$ 1 milhão que deverão ser destinados à reforma da Faced. Segundo ela, o processo já foi desarquivado e a reitoria da Universidade também tem acompanhado os trâmites para a liberação dos recursos junto ao Ministério da Educação (MEC).

Amazonianarede-Ufam

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.