UEA tem mais de 60 atividades cadastradas para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

(Reportagem: Vanessa Brito)

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) participará no período de 21 a 27 de outubro da 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Ao todo, a UEA estará atuando na SNCT com mais de 60 atividades distribuídas na capital e em 23 municípios no interior do Estado, tendo como público-alvo alunos de Ensino Médio e Fundamental, professores e pesquisadores.

Para 2013, nove ações principais são programadas no evento: Estação Ciência, Portas Abertas, Papo Ciência, Centro de Mídias, Parque do Saber, Pedalada da Ciência, Atividades nos Centros de Convivência, Atividades em parceria com a Vila Olímpica de Manaus e Café Científico. Neste contexto, a UEA também participará promovendo atividades diversas.

Dentro do tema “Ciência, Saúde e Esporte”, a UEA realizará atividades no tema Saúde, que será representado pela Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI) e pelo Projeto UEA Cidadã, com atendimento odontológico.

Em Manaus, na área da Teleodontologia, também haverá simulação de moldagem para utilização na Odontologia. Ainda dando continuidade à programação, o núcleo de Telessáude mostrará como a tecnologia auxilia na melhoria da qualidade do atendimento da atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na programação da UnATI que acontecerá do dia 30 de outubro a 2 de novembro, haverá distribuição de folders e orientação na área Gerontologia, dinâmicas, exibição de cartazes virtuais, e minicursos voltados para temas ligados ao Envelhecimento Saudável.

Também na capital, o Grupo de Estudo e Pesquisa da Educação em Ciências em Espaços Não-Formais (Gepecenf) atuará na exposição e explanação de banners, diálogos sobre a preservação do meio ambiente e sua importância, aplicação de vídeos sobre a espécie, uso de teatro de fantoches com exposição lúdica e abordagem por meio de elementos lúdicos.

SNCT no Amazonas

No Amazonas, a cerimônia de abertura da SNCT acontece dia 21, no Centro de Estudos Superiores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em Parintins, distante a 369 km de Manaus. A partir do tema nacional “Ciência, Saúde e Esporte”, a SNCT em Parintins será tratada como “Saúde e Esporte: a contribuição da Ciência para a qualidade de vida dos povos da Amazônia”.

Sobre a 10ª SNCT

A 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia visa à criação de mecanismos que mobilizem a população em torno dos temas e das atividades científicas, destacando a importância da Ciência e da Tecnologia, para o desenvolvimento de práticas esportivas, em prol de uma vida saudável.

No Amazonas, o evento está em sua 10ª edição sob a coordenação da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM). Na UEA, as ações estão sob a responsabilidade da Proex e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp).

Em 2013, a UEA conta com 23 municípios cadastrados para receberem atividades da Semana: Anori, Apuí, Barcelos, Beruri, Borba, Parintins, Tefé, Tabatinga, Codajás, Fonte Boa, Itamarati, Itapiranga, Japurá, Juruá, Manacapuru, Maraã, Maués, Novo Aripuanã, São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatumã, Uarini, Tapauá e Lábrea.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.