UEA sediará XXV Congresso Internacional sobre Literatura e Língua Portuguesa

O evento, será realizado pela UEA
O evento, será realizado pela UEA

Manaus, AM – Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa (Abraplip) em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), realizará, a partir do próximo domingo, 8 de novembro, em Manaus, o XXV Congresso Internacional da Abraplip. O evento, que pela primeira vez ocorrerá na Região Norte, faz parte das celebrações em torno dos 50 anos da Associação.

O Congresso contará com cerca de 400 participantes de diversos países como Itália, Portugal, Espanha, Inglaterra, Estados Unidos e Cabo Verde, além de congressistas dos diversos Estados do Brasil e do interior do Amazonas, incluindo alunos da UEA nos municípios de Parintins e Tefé.

A abertura será realizada, a partir das 17h do próximo domingo, 8, no auditório do Tribunal de Costas do Estado (TCE), localizado na avenida Efigênio Sales, nº 1155, Aleixo.

Objetivo

O evento tem o objetivo de congregar professores, pesquisadores e estudiosos da literatura e cultura portuguesas e dos povos falantes da língua portuguesa, contribuindo, assim, para o fortalecimento da área de estudos. A programação do evento é composta por conferência, palestras, comunicações, minicursos, exibição de painéis, mostras culturais e demais atividades artísticas que desdobram o tema geral ‘Cartografias literárias em língua portuguesa: experiências estéticas e culturais no contexto global’.

“A realização de um Congresso desse porte coloca a UEA no mapa dos coloca Universidade no mapa dos eventos mundiais. Uma universidade só se consolidada no momento em que ela também consegue congregar a comunidade acadêmica”, disse o presidente da ABRAPLIP e professor da UEA, Dr. Otávio Rios. O Congresso é voltado para o público acadêmico da área de letras e ciências humanas e para a toda a sociedade.

O evento é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Associação Internacional de Lusitanistas (AIL), Fundação Clouste Gulbenkian e Academia Caboverdiana Letras (ACL). As atividades seguem até o dia 13 de novembro.

Principais palestrantes

A conferência de abertura, com o título “Utopias e Aporias da lusofonia – reflexões em busca de um novo paradigma” será ministrada pela professora catedrática da Universidade do Porto (Portugal) e ex-ministra da Cultura de Portugal, Isabel Pires de Lima. Destaque também para a palestra da professora Inocência Mata, da Universidade de Macau (China), bem como os professores Vicenzo Russo, da Universidade de Milão (Itália) e Mark Sabine (University of Nottigham).

Durante o Congresso será elaborada a ‘Carta de Manaus’ que abordará três aspectos: discussão política do momento atual brasileiro, internacionalização das literaturas da língua portuguesa e diretrizes para universidades e programas de pós-graduação brasileiros n que tange à literatura e cultura portuguesas e dos povos falantes de língua portuguesa.

Inscrições para ouvintes e minicursos encerram-se nesta quarta-feira (4) e devem ser feitas exclusivamente pelo email: [email protected] .

Amazonianarede

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.