
Amazonas – A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) firmou termo de cooperação para oferta de pós-graduação/MBA em Gestão Pública para servidores públicos municipais. A previsão é de mais de 2 mil candidaturas para a concorrência das 45 vagas no curso. A assinatura do termo aconteceu, na manhã desta quarta-feira (8), na reitoria da UEA, localizada na avenida Djalma Batista, bairro Flores, zona centro-sul de Manaus.
De acordo com o reitor da UEA, Cleinaldo Costa, a Universidade cumpre o papel de levar à sociedade serviços e recursos acadêmicos. Ele destacou como positiva a parceria com a Prefeitura de Manaus para a oferta dos cursos para os servidores e lembrou o êxito da instituição na formação de outros servidores públicos como os da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Assembleia Legislativa do Estado (Aleam).
“É um momento importante para nós e para os servidores que adentrarão a Escola de Serviço Público da Prefeitura terem a oportunidade de estudar conosco. A Universidade, quando sai de seus muros e adentra à sociedade, vai no intuito de aprender e de fazer novas práticas. Isso repercute na revitalização de nossa Universidade, onde podemos ofertar aos alunos o dia-a-dia e os princípios da Administração Pública”, declarou o reitor da UEA.
Experiência da UEA
Para a diretora geral da Escola de Serviço Público da Prefeitura de Manaus (Espi), Luiza Bessa Rebelo, a parceria leva em conta a expertise da UEA na oferta do curso de pós-graduação em Gestão Pública para outros órgãos do estado, visando a eficácia da administração pública. Segundo ela, foram convidadas 14 instituições do Estado para apresentar propostas. Do total de instituições, 12 entraram na concorrência.
“A assinatura do termo representa a abertura de muitas frentes e melhoria da nossa máquina pública. O primeiro passo será a 1ª turma de pós-graduação para os servidores da Prefeitura Municipal de Manaus. A UEA foi selecionada após a análise de técnica e preço. Foi de longe a melhor proposta e, por isso, buscamos toda a experiência da UEA. As normas e processo seletivo fica à cargo da Universidade”, disse.
O processo seletivo com a UEA deverá levar em conta critérios como tempo de serviço na esfera municipal, idade e outros em caso de empate na classificação dos servidores. De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Administração (Semad), Gilmar Nascimento, a parceria deverá facilitar a formação de servidores e contribuirá para o fortalecimento da gestão pública municipal.
“É uma diretriz ter a Prefeitura de portas abertas, buscando agregar valores com instituições como a UEA, pois administrar a cidade de Manaus exige uma preocupação de todos. É o primeiro termo na modalidade MBA para formar alguns servidores nossos da administração pública em uma instituição renomada como a UEA”, afirmou
Processo Seletivo
As inscrições para o MBA deverão ser feitas pela Internet, no período de 13 a 26 de julho. Do dia 27 até o dia 31 será o período de validação da inscrição, em que os candidatos deverão procurar a Espi e apresentar a documentação, de 13h às 17h.
O resultado com a lista de habilitados para a prova será divulgado no dia 5 de agosto, e a prova acontecerá no dia 9 de agosto. A aula magna do curso de MBA em Gestão Pública acontecerá no dia 21 de agosto.
Amazonianarede