UBS Luiz Montenegro realiza programação especial do Novembro Azul

UBS Luiz Montenegro realiza programação especial do Novembro Azul

Manaus, AM – Uma série de atividades com palestras sobre nutrição e orientação da saúde masculina, além da distribuição de panfletos explicativos, movimentou a Unidade Básica de Saúde (UBS) Luiz Montenegro, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), nesta sexta-feira, 17/11.

A unidade está localizada na avenida Laguna, no bairro Lírio do Vale, zona Centro-Oeste da cidade. A data é lembrada em todo mundo como o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

“Nós estamos mobilizados, não só nessa unidade, mas também em todas as outras, com técnicos e médicos, chamando a atenção para os problemas decorrentes da falta de cuidado com a saúde, comum aos homens. Essa intensificação só reforça as campanhas na ponta e motiva pacientes de várias faixas etárias a procurarem atendimento médico”, lembrou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

Durante toda manhã e tarde, acadêmicos do curso de Nutrição promoveram discussões importantes sobre os cuidados com a alimentação, que acaba sendo um dos fatores causadores de problemas de saúde em homens.

Segundo a nutricionista Mary Jane Holanda, alguns tipos de alimentos favorecem o aparecimento de complicações que podem ser evitadas com bons hábitos. “Nós apresentamos, durante as palestras, alimentos que inibem a produção de radicais livres e também os que previnem doenças como o câncer de próstata”, destacou.

“É preciso ir ao médico”

“Para o médico de família e comunidade, Frederico Cavalcante, é preciso ir ao médico cada vez mais cedo. “Cada vez que se incentiva um homem a cuidar de sua saúde dentro da faixa etária em que os casos são mais prevalentes, nós temos a capacidade de diagnosticar e tratar com eficiência os males que acometem e evitar que doenças como o câncer de próstata atinja esses homens”, alertou o especialista.

A diretora da UBS Luiz Montenegro, Danielle Weil, chama a atenção para a pouca procura da rede de saúde pública pelos homens. “Temos observado que há uma disparidade grande entre o número de homens e mulheres que procuram nossa unidade. Para se ter uma ideia, de todas as consultas realizadas aqui, apenas 30% são para homens”, destacou.

O mecânico Antônio Silva que mudar de rotina, pelo menos em relação aos cuidados com a saúde. “Quando eu soube das palestras arrumei um tempinho para estar aqui. E garanto que vou sair com um pouco mais de cuidado com o que consumo, a partir de agora”, disse ele.

Para o vigilante Daniel Barbosa, o motivo era outro e mais grave. “Meu pai está em tratamento contra um câncer de próstata e, desde que descobrimos, tenho procurado com frequência as unidades de saúde para atualizar os exames”, afirmou Daniel.

Amazoninarede

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.