Tucumã e pupunha são aliados contra o câncer colorretal

Doença é a quarta mais comum entre as mulheres, e a quinta entre os homens. Alimentação balanceada pode prevenir surgimento de doenças.

Amazonia – Uma alimentação balanceada e rica em fibras pode ajudar a prevenir o câncer colorretal. No Amazonas, a pupunha e o tucumã, frutos regionais presente da dieta dos amazonenses, são aliados na melhora do funcionamento do instestino, segundo aponta Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon).

Na semana em que se comemorou o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Intestino, celebrado no dia 27 de março, a Fundação faz um alerta para a necessidade de conscientização acerca do câncer. No Amazonas, a doença é a 5ª mais frequente entre os homens e a 4ª entre as mulheres.

Segundo uma projeção recente do Instituto Nacional do Câncer (Inca), órgão subordinado ao Ministério da Saúde, a estimativa é que 230 novos casos surjam ao ano.

De acordo com o diretor-presidente da FCecon, Marco Antônio Ricci, a pupunha e o tucumã são fortes aliados na prevenção da doença. Além de terem boas fontes de fibras, os frutos reúnem em suas composições, outras vitaminas, proteínas e até alguns minerais benéficos ao intestino.

“Já é de conhecimento público que as fibras e os cereais ajudam na digestão e no bom funcionamento do intestino, atuando, por exemplo, na diminuição da prisão de ventre, considerada um dos fatores de risco para o câncer colorretal”, destacou.

No intuito de reduzir a incidência da doença, a FCecon alerta a população, para que fique atenta sobre os sintomas associados a esse tipo de câncer. “O melhor caminho é a prevenção. No caso de doença diagnosticada, quanto mais cedo, maiores as chances de cura, como na maioria dos cânceres.

Para isso Marco Antônio Ricci indica a realização de exames de rastreio, a exemplo da colonoscopia, que deve ser feita a partir dos 50 anos, e repetida, de preferência, a cada dois ou três anos.

Amazoninarede-G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.