Treinamento para a segurança nas Olimpíadas

Sistema de segurança, realiza treinamento para as Olimpíadas

 

Sistema de segurança, realiza treinamento para as Olimpíadas
Sistema de segurança, realiza treinamento para as Olimpíadas

Amazonas – Com a aproximação da abertura dos Jogos Olímpicos, os preparativos avançam no Amazonas, considerando que   Manaus, sediará seis jogos d futebol, masculino e feminino, na Arena da Amazônia.Cerca de 40 agentes dos órgãos de segurança pública do Estado participam da segunda edição do curso de Primeiro Interventor em Ocorrências com Bombas e Artefatos Explosivos.

O objetivo é aprimorar os conhecimentos para o atendimento de ocorrências que envolverem artefatos e também na busca e localização de explosivos. As aulas práticas e teóricas encerram nesta sexta-feira (11).

O treinamento é coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e faz parte do programa de capacitação de segurança da IESP para os Jogos Olímpicos 2016. As aulas estão sendo ministradas por peritos da Polícia Federal e, entre os pontos abordados, estão conhecimentos sobre acontecimentos terroristas e tipos de explosões, além de transmitir informações sobre a estrutura de uma unidade de bombas.

Entre os participantes do curso, estão servidores da Manaustrans; Corpo de Bombeiros; Polícias Civil e Militar, Marinha e servidores da SSP-AM.

De acordo com o diretor IESP, Coronel Antonio Saraiva, a capacitação serve para atualizar os conhecimentos dos agentes para todos os níveis de eventos e acontecimentos. “Esse curso faz parte de uma programação de capacitação voltada para os agentes de segurança pública e não somente para os grandes eventos.

No treinamento todos os servidores são habilitados para agir de maneira segura e imediata onde trabalham e presenciem situações dessa natureza devem ter conhecimentos mínimos para saber o que fazer em uma ameaça de bomba e evitar pânicos e tumultos”, explicou.

O coordenador do Grupo de Bombas e Explosivos da Polícia Federal, Antonio Lopes, afirma que as aulas práticas servem para orientar como funciona um grupo antibomba. “É necessário dar atenção para possíveis ameaças de bomba. E na parte prática temos demonstrado, inclusive um potencial dano de alguns explosivos para que possamos agir de maneira correta na sociedade, até porque precisamos aumentar nossa atenção para situações corriqueiras aliada ao fato das olimpíadas que está vindo para nosso Estado”.

A 1ª edição do curso ocorreu em fevereiro deste ano e 25 servidores dos órgãos de segurança foram capacitados. Com a segunda turma, o curso soma mais de 60 servidores treinados para ocorrência de bombas e identificação de artefatos explosivos.

Amazonianarede

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.