
MANAUS, AM – O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE- AM) espera um aumento de demanda no cadastramento biométrico de eleitores na segunda semana do mês de abril. De acordo com a diretora-geral do tribunal, Cynthia Edwards Mouta, apesar da procura ter diminuído na primeira semana do mês, a expectativa é que, a partir da terça-feira (11), o número de eleitores em busca da biometria possa sofrer uma elevação.
A diretora explica que a baixa procura pela biometria não traz preocupação para o Tribunal, e que o TRE já tinha feito um estudo de cálculo sobre a demanda de eleitores por períodos, inclusive nas férias programadas durante todo o ano de 2015.
“Tudo isso foi baseado nos históricos de outros municípios e de outros Estados que já haviam feito o cadastramento biométrico”, disse.
Cynthia Mouta afirma que, com o estudo, foi possível perceber que o comportamento de todo o eleitorado é bastante semelhante. Fato esse, segundo ela, que ajudou o planejamento do processo de biometria.
A diretora-geral do Tribunal informou que a revisão biométrica serviu para excluir do cadastro eleitoral, títulos de pessoas já falecidas, de idosos que não votam e até títulos com duplicatas. Segundo ela, isso faz com que a o Tribunal fique mais próximo do número real de eleitores.
Segundo Cynthia Mouta, o Tribunal tem uma estrutura para atender 130 mil eleitores até o final do prazo do cadastramento biométrico. Ela reforçou o alerta para que o eleitor possa se atentar para as datas do agendamento para que não perca os prazos e acabe tendo seus títulos cancelados.
amazonianarede-d24am