Trabalho de Delegados do Amazonas é reconhecido internacionalmente

Delegado Mário Aufiero

Amazonas – O Amazonas será destaque na Cidade do México durante esta semana, no encontro da Law and Society Association que reúne pesquisadores de todo o mundo.O artigo “Segurança Pública e Violência no Amazonas: uma análise a partir da percepção da população e dos integrantes do sistema de justiça criminal”, de Mário Aufiero, Vicente Riccio, Paulo Fraga e André Zogahib, faz parte do último volume da renomada série Advance of Police Theory and Practice Series, Police and Society no Brasil e foi um dos selecionados para uma apresentação.

No encontro é possível trocar ideias e estabelecer parcerias com universidades e centros de pesquisas estrangeiros na cidade do México e também contribuir para o melhor trabalho na Amazônia. Este é o primeiro encontro na América Latina, lar de uma comunidade de rápido e impressionante crescimento, de direito e de sociedade que concentram fortemente na mudança social, e também em processos pequenos, ocultos, quase despercebidos que ocorrem nas comunidades, à sombra da lei local.

O tema da conferência fala de um mundo interconectado. A cidade do México é a capital cultural e jurídica, destacando-se no cenário da América Latina, o que a torna profundamente envolvida em questões que atravessam a fronteira mexicana e, de fato, que atravessam as fronteiras em geral.

O último volume da renomada série Advance of Police Theory and Practice Series, Police and Society no Brasil preenche uma lacuna na literatura inglesa sobre o policiamento em uma nação que atualmente ocupa o sexto lugar em número de homicídios.

É uma leitura obrigatória para os profissionais da justiça criminal, bem como os estudantes do policiamento internacional. O livro em questão surgiu de uma parceria no congresso realizado em Berlim no ano de 2007 no qual o professor Vicente, teve a oportunidade de conhecer o professor Wesley Skogan, que abriu os canais internacionais para a realização do trabalho.

O artigo “Segurança Pública e Violência no Amazonas: uma análise a partir da percepção da população e dos integrantes do sistema de justiça criminal”, que foi selecionado, é o terceiro capitulo do livro Police and Society no Brasil que aborda os resultados da pesquisa acerca da percepção de operadores do sistema de segurança pública e da população a respeito da natureza do problema da violência do Estado, da adequação das instituições públicas para promover a segurança pública e de suas possíveis soluções, cujo objetivo visa aperfeiçoar o trabalho na Amazônia.

De acordo com o autor do artigo, Mário Aufiero, estas questões estão inter-relacionadas, e apontam os problemas vinculados à construção de políticas públicas no Estado do Amazonas.

“O presente trabalho está dividido em quatro seções: 1 – segurança, Estado e sociedade no Brasil; 2 – o problema da segurança na Amazônia; 3 – metodologia de pesquisa e resultados obtidos; 4 – conclusões. Ao final, o texto apresenta sugestões para o desenvolvimento de futuras pesquisas sobre a violência do espaço amazônico”, informou Aufiero, que espera reforçar as redes de pesquisa já existentes e abrir outras, além de prospectar a possibilidade de financiamento para futuros trabalhos e melhoria de trabalho na região.

De acordo com o coautor professor Vicente Riccio, o artigo resulta de um trabalho que fez com delegado Mário Aufiero na Polícia Civil. “Conheço o Dr. Mário,  há mais de 10, e fui seu orientador de mestrado. Temos um interesse comum na temática da segurança pública e desejamos conhecer o problema a fundo.

Espero que este artigo, gere benefícios e possa sensibilizar os gestores para os problemas relacionados à segurança que visa sua melhoria”, salientou o professor Vicente que esta muito feliz, pois este é o terceiro trabalho internacional sobre a segurança e a polícia no Amazonas que assina com colegas do Estado, onde tem forte ligação com o seu povo e sua cultura.

 Perfil de Mário Aufiero

Mário Jumbo Miranda Aufiero é graduado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (2000) e Mestrado em Administração Pública (Segurança Pública) pela Fundação Getúlio Vargas – RJ (2008).

Atualmente horista do Centro Universitário Nilton Lins e delegado de polícia – Polícia Civil, tendo experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança pública e polícia civil, onde já ocupou os cargos de secretário executivo de segurança e delegado geral adjunto de policia civil.

Mario Jumbo Miranda Aufiero, também é Presidente da Associação de Delegados de Polícia Civil do Estado do Amazonas – ADEPOL/AM e vice-presidente regional Norte da ADEPOL/BR.

Amazninarede-RDA

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.