Trabalhador perde até duas horas para chegar ao trabalho de ônibus em Manaus

Whatsapp image 2023 07 18 at 12.04.38 1024x682
(Foto: Divulgação/Semcom) Fonte: D24am. Leia mais em https://d24am.com/amazonas/trabalhador-perde-ate-duas-horas-para-chegar-ao-trabalho-de-onibus-em-manaus/

Três em cada dez perdem de uma até duas horas no deslocamento para o trabalho no transporte público, aponta Censo

Manaus- Em Manaus, 33,8% dos trabalhadores que utilizam o transporte público perdem de uma até duas horas no deslocamento para o trabalho e outros 41,3% perdem de 31 minutos a uma hora nesse trajeto. Já 37,7% que vão de carro perdem de 16 a 30 minutos de automóvel e 30,4% de 31 minutos a uma hora. Os dados são do “Censo 2022: Deslocamentos para trabalho e para estudo – Resultados preliminares da amostra”, divulgada nesta quinta-feira (9), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os dados apontam que a maioria da população utiliza o ônibus como meio de deslocamento, equivalente a 264 mil pessoas, ou 41,4% do universo pesquisado. O automóvel é o meio de transporte de 29,5% da população, o que representa 29,5%, seguido pela motocicleta, utilizada por 55,5 mil, ou 8,7%. Já 52,4 mil preferem outros meios, como mototáxi, táxi ou assemelhados, van, perua ou assemelhados e ônibus alternativos de trânsito rápido.

“O quanto nós nos deslocamos no dia a dia é muito relevante para a dinâmica de vida de cada um de nós e para a qualidade de vida da população. O quanto eu gasto e quanto eu me desgasto nos meus deslocamentos cotidianos. E com uma população cada vez mais urbana, nós somos mais afetados por esse processo de mobilidade que fazemos diariamente”, disse o diretor-adjunto de Geociências do IBGE, Gustavo Cayres.

No País, o meio de transporte mais utilizado no deslocamento para o trabalho é o automóvel (32,3%), seguido por ônibus (21,4%), a pé (17,8%) e por motocicleta (16,4%). Esses quatro meios de transporte, juntos, representam 87,9% do deslocamento para trabalho.
Em valores absolutos, 48,9 milhões de pessoas usam esses meios de transporte motorizados: 22,6 milhões de pessoas, o automóvel; 14,9 milhões, o ônibus; e 11,4 milhões, a motocicleta.

“Tal cenário reflete o histórico do país em privilegiar rodovias para a integração das cidades e regiões, além do descompasso entre crescimento urbano e oferta de transporte público”, afirma o analista da pesquisa, Mauro Sergio Pinheiro.

amazonianarede
Da Redação com Assessoria Portal d24am

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.