Torquato Tapajós será monitorada por radares eletrônicos

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) vai instalar radares eletrônicos e sinalização semafórica em pontos estratégicos da avenida Torquato Tapajós, zona norte de Manaus, para evitar acidentes na via, uma das principais de Manaus. As informações são do diretor-presidente do órgão, Leonel Feitoza.

De acordo com o diretor-presidente, o Detran-AM, em trabalho conjunto com o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) está trabalhando para a diminuição nesses índices. Leonel informou que já foram pintadas, na semana passada, faixas de pedestre em alguns pontos, como na entrada do bairro Novo Israel.

Segundo ele, o órgão aguarda agora o fim das obras de recapeamento que estão sendo realizadas na via, para que sejam instalados semáforos e radares eletrônicos em pontos estratégicos da avenida. O departamento de engenharia do órgão está realizando um estudo para definir os pontos mais críticos em que devem ser colocados os radares.

Leonel Feitoza afirmou que o Governo do Estado está fazendo a sua parte para reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito, mas ressaltou que os condutores de veículos têm de respeitar a legislação. “Nada disso vai adiantar se a população não se conscientizar. Não adianta colocar radar, sinal, se não respeitarem os limites de velocidades e as leis”.

Redução de acidentes – O número de acidentes de trânsito com vítimas fatais diminuiu 14,1% de janeiro a julho de 2013 em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados são do Detran-AM, baseado em informações coletadas pelo Centro Integrado de Operações (Ciops), Instituto Médico Legal (IML) e do setor de perícia do órgão.

Em 2013, foram registradas, até julho, 176 mortes em todo o Amazonas. No mesmo período em 2012, foram 29 casos a mais, sendo 205 mortes no total. O mês com a maior redução foi fevereiro deste ano, quando foram registrados 18 acidentes com vítimas fatais, contra 33 no ano passado.

A última estatística do órgão, referente a julho deste ano, aponta que o número de acidentes com vítimas fatais foi de 28, três a menos que no mesmo mês em 2012. Nos últimos seis meses de 2013, foi contabilizada uma média de 25,1 óbitos por mês.

Manaus também registrou uma redução de 14,4% no número de mortes no trânsito no mesmo período. Foram 125 casos contra 146 em 2012. No mês de julho, 19 pessoas morreram vítimas de acidentes automobilísticos na capital. No ano passado, uma morte a mais aconteceu no mesmo período.

(Fonte: Agecom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.