Thomaszinho Meireles – único amazonense na relação da comissão Nacional da Verdade

20-12tomasParintins (AM) – O parintinense Thomaz Antônio da Silva Meireles Neto é um dos militantes de esquerda elencados pelo Relatório da Comissão Nacional da Verdade entregue ontem à presidente Dilma Rousself.

O relatório faz o resgate histórico das violações dos Direitos Humanos pelo golpe militar de 1964.

Veja o que diz o documento:

Thomaz Antônio da Silva Meirelles Neto – Nascido em Parintins, em 1937, no Amazonas, Thomaz Antônio da Silva Meirelles Neto mudou-se para o Rio de Janeiro em 1958, onde iniciou sua militância política.

Atuou na União Brasileira dos Estudantes Secundarista (UBES) e, posteriormente, na União Nacional dos Estudantes (UNE). Ingressou no Partido Comunista Brasileiro (PCB) e, posteriormente, na Ação Libertadora Nacional (ALN).

Foi preso no dia 18 de dezembro de 1970, na rua da Alfândega, no Rio de Janeiro, e levado para o Destacamento de Operações de Informações Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI) do I Exército, onde foi interrogado e torturado.

Foi preso aos 36 anos de idade, no dia 7 de maio de 1974, no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro. Dessa data em diante nunca mais foi visto.

Amazonianarede – Tadeu de Souza

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.