Testemunha em processo de Raphael Souza é morto a tiros no Alvorada

Detento Raphael Souza
Detento Raphael Souza
Detento Raphael Souza

Manaus – Mário Sabóia de Albuquerque Neto, de 30 anos, foi assassinado na tarde deste sábado (21), na Rua doutor Hermenegildo Campos (antiga Bela Vista), bairro Alvorada 2, na Zona Centro-Oeste de Manaus.

O homem era testemunha em um dos processos criminais de Raphael Souza, que é filho do ex-deputado Wallace Souza. Mário também é enteado do ex-PM Moacir Jorge Pessoa da Costa “Moa”, que teve o nome apontado no “caso Wallace”, mas foi absolvido em julgamento.

Segundo a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), Mário e outros dois homens estavam sentados na calçada da rua, quando, por volta das 13h20, um veículo modelo Celta vermelho parou no local. Dois homens saíram do carro e dispararam contra os três. Mário morreu no local. Os outros dois homens foram levados para hospitais da capital.

Policiais militares da 10ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) que faziam patrulhamento nas proximidades na área foram abordados por populares, que informaram sobre os tiros e as características do veículo usado no crime.

Os PMs avistaram o carro circulando por ruas do bairro em alta velocidade, e deram início a uma perseguição. O Celta bateu em outros carros estacionados na Rua 28 de Agosto e acabou parando por problemas mecânicos. Um homem de 31 anos que estava no veículo tentou fugir, mas foi preso. Segundo a polícia, os PMs perceberam que uma das mãos do suspeito estava sagrando.

À polícia, o suspeito confessou o crime. Ele teria dito que tinha uma dívida de drogas com a vítima. O homem também revelou o nome do comparsa, além de indicar o endereço onde o suspeito residia. Na casa, situada no bairro Lírio do Vale II, familiares disseram aos policiais que não sabiam do paradeiro do homem.

Na fuga, os suspeitos teriam deixado cair uma arma usada no crime. Populares entregaram o objeto à polícia.

O crime foi registrado no 10º Distrito Integrado de Polícia (DIP), mas também é investigado  pela DEHS.

Processos

A rua do crime, no Alvorada
A rua do crime, no Alvorada

Mário Sabóia de Albuquerque Neto é testemunha em um processo criminal que tem como um dos réus Raphael Wallace Souza, que é filho do ex-deputado Wallace Souza. O caso tramite desde 2009 na 1ª Vara do Tribunal do Júri e ainda não foi julgado. Mário é também enteado do ex-PM Moacir Jorge Pessoa da Costa “Moa”, que chegou ser apontado como integrante de um grupo de extermínio supostamente liderado por Raphael e Wallace. O Júri popular absolveu Moa pela morte de um traficante em junho de 2012 no caso Wallace, mas ele já tinha condenações por tráfico de drogas.

Consta no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) uma extensa ficha criminal contra Mário Sabóia de Albuquerque Neto. Ele é réu em processo por homicídio qualificado juntamente com outras duas pessoas pela morte de um homem de 22 anos. O assassinato ocorreu em abril de 2006, no bairro Dom Pedro I. A ação tramita na 1ª Vara do Tribunal do Júri e estava com audiência de Instrução e julgamento marcada para o dia 10 de junho de 2015.

Há também outra ação penal por crimes de tráfico ilícito e uso indevido de drogas, que desde 2007 tramita na 1ª Vara Especializada em Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecentes (Vecute) da capital. Mário chegou a ser preso, mas a Justiça deferiu relaxamento de prisão meses depois.

Mário também foi indiciado pela polícia e denunciado pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE) pelo homicídio de um homem em outubro de 2004. O crime, que ocorreu na Rua Bela Vista, teria contado com participação de outros três homens. A audiência de instrução e julgamento estava prevista para dia 26 de março de deste ano.

Amazonianarede- G1 AM)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.