Terminou o prazo para os Produtores notificarem vacinação do rebanho

Vacinação contra aftosa
Vacinação contra aftosa

Amazonas – Terminou nesta quinta-feira, dia 15, o prazo para produtores de 21 municípios do Sul do Amazonas  notificarem  a vacinação contra a Aftosa, do rebanho em uma das unidades locais da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (ADAF) – órgão integrante do Sistema Sepror. 

De acordo com a gerente de Defesa Animal da ADAF, Joelma Silva, a ação faz parte da segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Esta etapa, segundo a gerente, iniciou no dia 01 de novembro e encerrou no dia 30. “

A compra da vacina e aplicação no rebanho encerrou no dia 30, mas os pecuaristas ainda têm um prazo de quinze dias para notificar a vacinação no sistema da agência”, explica.

Apuí, Barcelos, Boca do Acre, Canutama-Sede, Canutama-Sul, Carauari, Eirunepé, Envira, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Itamarati, Juruá, Lábrea-Sede, Lábrea-Sul, Manicoré, Novo Airão, Novo Aripuanã, Pauini, Presidente Figueiredo, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira e Tapauá são os municípios participantes dessa segunda etapa e que precisam notificar a vacinação do rebanho.

O secretário de Produção Rural e diretor-presidente da Adaf, Hamilton Casara, ressalta que a política do Governo do Amazonas tem seguido as diretrizes do Governo Federal para alcançar o status de área livre de febre aftosa com vacinação em novos municípios.

Atualmente, os municípios de Guajará, Boca do Acre e parte de Lábrea e Canutama já possuem esse status. O último registro de febre aftosa no Estado foi em 2004.

Além da campanha de vacinação, atuamos com outras ações durante todo o ano, entre elas a conscientização dos pecuaristas através de cursos e palestras, a capacitação de médicos veterinários, a melhoria no atendimento ao produtor rural e a reestruturação das unidades locais”, destacou.

Penalidades – 

Os produtores e pecuaristas que não notificarem a vacinação do rebanho serão notificados pela ADAF e multados. A multa é aplicada por propriedade – no valor de R$300 – e por cabeça de gado – no valor de R$40. Segundo balanço parcial da agência, 58.336 animais já foram vacinados nessa segunda etapa.

O rebanho do Amazonas é de cerca de 1,3 milhão de bovinos e bubalinos. Este ano, na primeira etapa de vacinação foram imunizados 459.156 mil animais. Totalizando 91,44% dos animais existentes nos 41 municípios da primeira etapa.

Amazonianarede-Sepror

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.