Amazonas – Uma tecnologia inovadora tem sido usada para auxiliar o controle de bolsas de sangue da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon). O projeto, que usa a tecnologia RFID (Radio-Frequency IDentification ou, em português, Identificação por Rádio Frequência), recebeu fomento do Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), para seu desenvolvimento, por meio do Programa Pappe Integração em parceria com a FINEP.
Intitulado “Controle de Bolsas de Sangue da FCecon Utilizando a Tecnologia RFID”, o projeto foi desenvolvido pela microempresa Label Evolution Desenvolvimento de Sistemas Tecnológicos LTDA, sediada em Manaus. O negócio é coordenado pelos sócios Daniel Leão Coelho e Mario Ramos Batista.
Segundo o coordenador Daniel Leão, a tecnologia já foi implantada e, atualmente, é utilizada pelos servidores da FCecon na gestão das bolsas de sangue da unidade hospitalar. A partir do desenvolvimento da tecnologia, outras mais puderam ser planejadas.
“Além da questão do controle da bolsa de sangue usando a tecnologia de radiofrequência, conseguimos desenvolver um software e um hardware que auxiliam na questão da etiqueta e nos leitores de radiofrequência. Isso nos possibilitou ter bastante eficiência no controle das bolsas de sangue”, disse Leão.
Desenvolvimento de software
A empresa de tecnologia existe há onze anos e conta com 23 colaboradores que atuam nas áreas de desenvolvimento de software, suporte ao cliente e comercial.
Ainda conforme informações de Daniel, atualmente o grupo está desenvolvendo uma tecnologia para a Fundação Hospitalar de Hemoterapia e Hematologia do Estado do Amazonas (FHemoam).
“Fechamos a parceria com a FHemoam para desenvolver todo o ciclo do sangue, que vai desde a doação até a transfusão do paciente e o descarte da bolsa. Esse projeto, assim como o da FCecon, traz um impacto social muito grande e é inovador por ser pioneiro no Brasil”.
Oportunidade
De acordo com o empresário, o apoio da Fapeam foi fundamental para transformação do projeto em produto.
“A troca proporcionada pelo programa é fundamental principalmente quando a empresa está começando. Você têm ideias, mas o recurso financeiro, o apoio administrativo e comercial, além do conhecimento sobre projetos são essenciais para alavancar uma empresa e desenvolver solução que torna um projeto viável”, destacou o empreendedor.
A microempresa tem participado de eventos nacionais e internacionais, para trocar experiências com empreendedores e especialistas que atuam no desenvolvimento de tecnologias avançadas. “A Label Evolution tem levado o produto inovador para fora do Amazonas com a expectativa de gerar lucros e mais empregos no Estado”, disse.
Amazonianarede´Secom