Suspeito de Boston é indiciado e pode ser condenado à morte

Boston, USA – O suspeito de cometer o atentado na maratona de Boston na semana passada foi indiciado nesta segunda-feira por utilizar armas de destruição em massa, e poderá ser condenado à morte se for considerado culpado, anunciou o Departamento de Justiça dos Estados Unidos. Dzhokhar Tsarnaev, de 19 anos, será julgado em um tribunal civil, segundo o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney.

A juíza federal Marianne B. Bowler compareceu ao hospital onde Tsarnaev está internado em estado grave para indiciá-lo por “uso e complô de utilização de uma arma de destruição em massa contra pessoas e bens dos Estados Unidos, resultando na morte de três pessoas e ferimentos em mais de 200”. Ele também foi indiciado por “destruição voluntária de bens com artefato explosivo”, segundo um comunicado do Departamento de Justiça.

No entanto, ele não será tratado como ‘combatente inimigo’ como defendem alguns republicanos, disse o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, segundo o qual é “contra a lei” aplicar esse status quando se trata de cidadãos americanos. Tsarnaev, natural da Chechênia, conseguiu a cidadania americana em 11 de setembro de 2012.

“Vamos processar este terrorista através de nosso sistema de justiça civil”, disse Carney durante sua entrevista coletiva diária. O porta-voz lembrou que, desde os atentados de 11 de setembro de 2001, “a justiça federal foi usada para condenar e prender centenas de terroristas”.

“O julgamento de Tsarnaev em um tribunal civil é a forma apropriada de atuar”, opinou Carney. “Quando se trata de cidadãos dos Estados Unidos é contra a lei levá-los para comissões militares”, justificou.

A primeira audiência foi marcada para o dia 30 de maio, informou a procuradoria federal. Ainda não se sabe se o rapaz estará presente.

Captura – Tsarnaev foi detido na sexta-feira passada e internado imediatamente no hospital Beth Israel, em Boston, onde continua em estado “grave”, segundo o último informe do FBI. Desde domingo, o jovem está se comunicando com os investigadores de forma escrita, já que ele não pode falar devido a lesões na garganta ocorridas durante o tiroteio no qual seu irmão, Tamerlan, morreu.

Os dois irmãos Tsarnaev são considerados suspeitos de serem os responsáveis pelas duas explosões na maratona de Boston que deixaram três mortos e mais de 180 feridos.

Fonte – Veja

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.