Susam reforça infraestrutura da rede estadual de saúde na capital

Sede da Secretaria Estadual de Saúde, Manaus
Sede da Secretaria Estadual de Saúde, Manaus

Amazonas – A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) está reforçando a infraestrutura da rede de saúde na capital. Neste mês de janeiro, a Susam deu início a um cronograma de entrega de novos equipamentos em unidades de saúde da rede estadual. Já foram entregues e colocados em funcionamento 30 ventiladores pulmonar e 12 monitores paramétricos.Os equipamentos foram distribuídos nas unidades que realizam o atendimento de urgência e emergência e nas maternidades. Os ventiladores  pulmonar foram distribuídos para os Serviços de Pronto Atendimento (SPA) Zona Sul, Eliameme Mady, Danilo Corrêa, São Raimundo, Joventina Dias, Chapot Prevost, Alvorada, Coroado e José Lins, Pronto-Socorro da Criança (PSC) Zona Sul e Pronto-Socorro João Lúcio.

Esses equipamentos são utilizados para estabilizar pacientes com sinais de insuficiência respiratória e possuem recursos que permitem a visualização, através de um monitor, de informações gerais sobre o estado de saúde do paciente incluindo a pressão arterial e a frequência respiratória.

Os monitores multiparamétricos foram entregues às Maternidades Balbina Mestrinho, Azilda Marreiro, Nazira Daou e para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campos Salles.

Esses aparelhos permitem a visualização, através de um monitor, de vários parâmetros relacionados ao estado de saúde do paciente, como a pressão arterial, quantidade de oxigênio no sangue, temperatura corporal, entre outras.

O secretário de Estado de Saúde, Pedro Elias de Souza, informa que a entrega desses equipamentos faz parte de um plano de reforço da infraestrutura das unidades de saúde na capital. “

Essas unidades funcionam 24 horas por dia, todos os dias do ano, por isso é importante estar reforçando a infraestrutura, como novos equipamentos, permitindo que os profissionais possam trabalhar com mais qualidade e todos nós sabemos que o maior beneficiado com isso é o paciente”, destaca o secretário.

Ecocardiograma Infantil

 Ainda dentro desse pacote, a Fundação do Coração Francisca Mendes recebeu neste mês de janeiro um novo aparelho de ecocardiograma infantil. Primeiro do modelo na região norte do Brasil, o equipamento fornece imagem tridimensional em tempo real, ampliando a capacidade de diagnóstico de doenças do coração, acelerando as indicações de tratamento e cirurgias corretivas para a cura da doença.

Com a nova tecnologia, crianças em fase de diagnóstico de doenças cardíacas não precisarão se submeter a exames considerados invasivos, como o cateterismo ou a angiotomografia, procedimentos que exigem anestesia geral.

O ecocardiógrafo 3D permite uma interpretação mais completa do coração, com mapeamento total do órgão. Isso dá condições para os médicos identificarem as doenças e apontarem as indicações cirurgias para correção.

Amazonianarede-Secom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.