Susam recebe novo grupo de profissionais do Programa Mais Médicos

Susam recebeu nova turma do Mais Médicos
Susam recebeu nova turma do Mais Médicos
Susam recebeu nova turma do Mais Médicos

Manaus – A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) promove nesta terça-feira, 30 de junho, a partir das 14h30, a solenidade de acolhimento do novo grupo de profissionais do Programa Mais Médicos, que tem chegada ao Estado prevista para o final da tarde desta segunda-feira, 29.

Composto de 30 profissionais brasileiros com formação no exterior, este novo grupo enviado ao Amazonas pelo programa do Governo Federal irá beneficiar 12 municípios e cinco Distritos de Saúde Especiais Indígenas (DSEis), reforçando o atendimento na Atenção Básica, segundo informou o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim. O acolhimento será realizado no auditório do Hotel Blue Tree Premium, localizado no bairro de Adrianópolis.

Neste ano, o Estado já havia recebido 50 médicos brasileiros vinculados ao programa. “Agora já chega a 501 o número de médicos do programa federal, entre brasileiros e estrangeiros, atuando em 61 dos 62 municípios do Amazonas”, disse Alecrim.

A acolhida organizada pela Susam integra a programação de um curso de nivelamento, ministrado em parceria pela Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), para os novos profissionais.

“Este curso tem a finalidade de apresentar a estrutura de atendimento, o fluxo de funcionamento entre os níveis de assistência (da rede primária e secundária), os indicadores atualizados das doenças endêmicas no Estado e seus respectivos programas de acompanhamento e controle, entre outros temas”, explica Wilson Alecrim.

Municípios beneficiados

Os municípios beneficiados pela chegada dos profissionais do Mais Médicos são: Benjamin Constant, Borba, Canutama, Carauari, Eirunepé, Humaitá, Lábrea, Manicoré, Santa Isabel do Rio Negro, Silves, Tabatinga e Tefé. Entre os DSEIs, estão contemplados: o de Parintins, Alto Rio Negro, Alto Solimões, Médio Purus e Manaus.

A chegada do grupo de médicos estava inicialmente prevista para ocorrer no final de semana, mas foi adiada para esta segunda-feira porque a aeronave da FAB que transportava os profissionais precisou fazer uma parada técnica em Belém.

Amazonianarede

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.