SUSAM realiza ação de prevenção na parada LGBT hoje em Manaus

Na parada, Susam fará ação preventiva a AIDS
Na parada, Susam fará ação preventiva a AIDS
Na parada, Susam fará ação preventiva a AIDS

Amazonas – A coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) participará da 15ª Parada do Orgulho LGBT de Manaus, neste sábado (26), às 18h, no Centro de Convenções de Manaus – Sambódromo, com a distribuição de 60 mil preservativos. 

Silvana Lima, coordenadora do programa, salienta que o objetivo é reforçar as ações educativas sobre o uso de preservativos, para evitar doenças sexualmente transmissíveis. O evento é promovido pela Associação da Parada do Orgulho LGBT.

A presidente da Associação, Bruna La Close, diz que o evento promove a cidadania e, ao mesmo tempo, tem o caráter de alertar para a questão da prevenção. A participação da Susam, segundo ela, é importante para ajudar na conscientização da população ao uso do preservativo.

O Amazonas está, hoje, entre os Estados brasileiros com a maior taxa de detecção de casos de HIV. “Em parte, isso reflete os esforços que temos empreendido para ampliar o acesso das pessoas ao diagnóstico precoce da doença, mas também mostra a necessidade de reforçarmos as ações, sobretudo no campo da prevenção, e voltadas principalmente para o público jovem”, afirma Silva Lima. A exemplo do que ocorre no restante do Brasil, esta parcela da população tem registrado um aumento expressivo de infecção pelo HIV.

Indicadores 

De janeiro a julho deste ano, já foram notificados 622 novos casos de Aids no Amazonas. De 1986 a outubro de 2014, o Amazonas registrou 11.076 casos doença.

Do total, 9.470, encontram-se, em tratamento nas 16 (dezesseis) Unidades Dispensadoras de Medicamentos (UDM), distribuídas nos seguintes municípios: Manaus 8.987 (96,7%), Tabatinga 93 (1,0%), Parintins 78 (0,83%), Tefé 55 (0,59%), Itacoatiara 39 (0,41%) e Coari 20 (0,21%). No estado a taxa de detecção de Aids por 100 mil habitantes chegou a 37.1.

Amzoninanarede

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.