SUFRAMA apoia campanha de doação de leite materno no PIM

Suframa, apoia campanha de doação de leite materno, no PIM

 

Suframa, apoia campanha de doação de leite materno, no  PIM
Suframa, apoia campanha de doação de leite materno, no PIM

Amazonas – O objetivo é aumentar o número de novas doadoras voluntárias e o volume de leite materno coletado e distribuído para recém-nascidos. Uma campanha permanente para doação de leite materno no Polo Industrial de Manaus (PIM) foi o tema de uma reunião, envolvendo representantes da SUFRAMA, da coordenação do Banco de Leite do Amazonas e do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam).

O objetivo é aumentar o número de novas doadoras voluntárias e o volume de leite materno coletado e distribuído para recém-nascidos.

O objetivo é aumentar o número de novas doadoras voluntárias e o volume de leite materno coletado e distribuído para recém-nascidos, especialmente prematuros de baixo peso internados em unidades de saúde. A ideia é sensibilizar empresários e trabalhadores do PIM para a importância da ação, que salva vidas e não traz nenhum prejuízo para a doadora.

“O leite materno é mais raro que o sangue, pois apenas mulheres lactantes podem doá-lo. Sabemos que, nas fábricas, muitas operárias lactantes precisam ir ao banheiro para retirar o acúmulo do leite. A intenção da campanha é evitar o desperdício e recolher esse leite para assim reduzirmos a mortalidade infantil”, afirma a coordenadora do Banco de Leite do Amazonas, Elizabeth Hardman.

Segundo o Ministério da Saúde, o consumo de leite materno é capaz de reduzir a mortalidade infantil (crianças menores de 5 anos) em até 13%. Um litro de leite humano é suficiente para auxiliar dez bebês prematuros. Atualmente, o volume de leite materno coletado representa de 55% a 60% da real demanda no País.

“O Dia Mundial de Doação de Leite Humano será celebrado no próximo dia 19, mas a meta é que essa campanha de doação seja permanente. E quem não pode doar leite, pode contribuir com a doação de potes de vidro para a coleta”, afirma a ouvidora da SUFRAMA, Márcia Álamo, acrescentando que a iniciativa é uma deliberação da superintendente Rebecca Garcia.

Ficou combinada uma reunião com a diretoria do Cieam, no próximo dia 25, para a definição da participação da indústria na campanha.

Benefícios

De acordo com o Ministério da Saúde, com o leite materno, o bebê fica protegido de infecções, diarreias e alergias. Além disso, a criança cresce com mais saúde, ganha peso mais rápido e fica menos tempo internado. O aleitamento materno também diminui o risco de doenças como hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.

Já para a mãe, a amamentação ajuda o útero a recuperar o tamanho original, diminuindo o risco de hemorragia e de anemia. As chances de adquirir diabetes ou de desenvolver câncer de mama e de ovário também diminuem significativamente com a amamentação.

Amazonianarede-ecom/Suframa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.