Manaus, AM – A Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-AM) apresentou parceria público-privada com a Bike Registrada que será implantada com o objetivo de aumentar a segurança dos ciclistas em Manaus. A parceria foi apresentada à imprensa e aos grupos e associações representantes de ciclistas no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da SSP-AM.
A partir do projeto, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas abre diálogo com o segmento de ciclismo, bem como com toda população que utiliza bicicleta em Manaus. Da reunião de apresentação participaram grupos de bikes como: Federação dos Ciclistas, Associação dos Ciclistas de Manaus, Top Bikes, Pedala Manaus, Speed Bike, Guaribike, Amazon Bike, Pedalando com Você.
O cadastro no sistema da BIKE Registrada será oferecido de forma gratuita para a população. O banco de dados poderá ser acessado pelos órgãos de Segurança em caso de ocorrências envolvendo furto e roubo de bicicletas, que poderão localizar com mais agilidade os dados do proprietário, para fins de devolução. Servidores de segurança receberão treinamento para uso da nova ferramenta.
De acordo com o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, a nova ferramenta é preventiva e acompanha a crescente demanda. “Uma parceria como está é sempre bem vinda, principalmente, nesse momento de crise, onde os recursos estão escassos para aquisição. Acreditamos que a nova ferramenta vai ajudar a polícia a devolver com mais facilidade, por exemplo, uma bicicleta roubada ao seu proprietário”, disse.
De acordo com o idealizador do projeto Bike Registrada, o ciclista Maxmuller Saraiva Poeck, a ideia é que os ciclistas possam registrar suas bicicletas e dessa forma, sempre que forem adquirir uma bike, será possível verificar se a bicicleta é produto de roubo. “Acredito que se todos os ciclistas cadastrarem suas bikes e consultarem o sistema poderemos reduzir e inibir de forma significativa a chance de adquirir produtos roubados”, explica.
O ciclista Iran Mendes, representante da Comissão de Ciclistas do Amazonas, parabenizou a iniciativa que vai promover maior segurança ao segmento. “Estamos aqui para somar com a ideia e parabenizar essa iniciativa que nos dá uma segurança maior nas nossas atividades, sejam elas de ciclismo ou não”, comentou.
*Passeio Ciclístico*
No próximo domingo, dia 11, a partir das 8h, na Ponta Negra, a SSP-AM realiza a assinatura do termo de cooperação da parceria com a Bike Registrada. Para marcar o momento, também será realizado um Passeio Ciclístico na Ponta Negra, zona oeste, para celebrar a parceria e aumentar a divulgação da nova ferramenta para os usuários de bicicletas em Manaus. A participação é gratuita e os participantes irão concorrer a sorteio de diversos brindes.
Como usar o sistema
- Acesse o site do bikeregistrada.com.bre faça um cadastro por e-mail ou Facebook.
- Depois de registrado, informe o número de série da bicicleta. Esse número geralmente está na parte de baixo da bicicleta, onde os pedais são fixados, bem no centro da bike. Algumas bicicletas podem ter o número próximo à presilha do banco ou no local de fixação da roda traseira.
- Esse número pode ser composto por mais de um bloco alfanumérico. Cada bloco deve ser inserido em um campo diferente do registro.
- Informe mais detalhes como cor, marca e modelo.
- Você ainda pode adicionar três fotos. O site sugere uma só da bicicleta, uma da nota fiscal e outra do usuário com a bicicleta.
Perfil do Ciclista em Manaus
Pesquisa divulgada pelas organizações-não-governamentais Observatório das Metrópoles e Transporte Ativo traçou o perfil do Ciclista de Manaus em 2015.
Segundo a pesquisa, 56,6% dos usuários de bicicleta em Manaus aderiram a esse tipo de transporte há menos de cinco anos. Além disso, os entrevistados apontam a rapidez e praticidade como as principais qualidades.
Ainda de acordo com a pesquisa, 97,4% dos usuários de bicicleta em Manaus a utilizam para ir ao trabalho, enquanto apenas 19,7% vão para a escola ou faculdade. Outro dado mostra que 77,8% dos ciclistas da capital amazonense pedalam 5 dias ou mais por semana, e para 57% dos entrevistados, a viagem leva entre 10 a 20 minutos.
Amazonianarede-Secom