SSP/AM terá laboratório para combater “lavagem de dinheiro”

Amazonianarede – Assessoria

Manaus – Uma parceria estabelecida entre a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas e o Ministério da Justiça, mat3erializada em dezembro através de convênio, colocará o Amazonas na linha de frente no combate ao crime de “lavagem de dinheiro”.

De acordo com fontes oficiais, até julho deste ano, o Amazonas vai implantar o Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro do Ministério da Justiça. A apresentação da ferramenta aconteceu, nesta sexta-feira (1º), na sede da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

Esse trabalho está inserido está inserida na Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro. Em todo o País, 16 laboratórios já estão em funcionamento e mais 12 estão em fase de instalação.

INVESTIMENTO

De acordo com o secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, o laboratório será implantado na Secretaria-Adjunta de Inteligência (Seai), com investimento de aproximadamente R$ 2 milhões para aquisição de equipamentos e softwares. “O Ministério da Justiça irá nos disponibilizar os equipamentos e à SSP caberá a contrapartida de fornecer mão de obra e ceder o espaço físico para abrigar o laboratório”, disse.

Segundo o coordenador do Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro do Ministério da Justiça, Roberto Zaina, o sistema vai trabalhar em etapa específica da investigação dos órgãos. “De início, o laboratório vai atuar atendendo as demandas dos órgãos, mas à medida que o trabalho for amadurecendo, será possível que o próprio laboratório crie as demandas, fazendo um cruzamento de bases para identificar casos suspeitos e informar aos órgãos responsáveis, que irão iniciar a investigação”, disse. 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.