Síndrome respiratória grave cresce no AM e em 8 estados do País

(Foto: Divulgação Semsa) Fonte: D24am. Leia mais em https://d24am.com/saude/sindrome-respiratoria-grave-cresce-no-am-e-em-8-estados-do-pais/

Além do Amazonas, Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Pará, Rondônia e Tocantins apresentaram crescimento da doença

Brasília – O boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (23) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) indica crescimento de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) entre 12 e 18 de janeiro, no Amazonas. No entanto, a atualização dos dados epidemiológica confirma queda do número da doença no País. Além do Amazonas, a doença cresceu em 8 estados: Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Pará, Rondônia e Tocantins.

De acordo com o boletim, a incidência semanal média de SRAG por covid-19 tem apresentado mais impacto entre crianças pequenas e idosos, com maiores índices de mortalidade na população acima de 65 anos.

Segundo a pesquisadora do InfoGripe Tatiana Portella, além do aumento de casos de covid-19 nos idosos, a doença também está atingindo jovens e adultos em estados do Norte e Nordeste, como Amazonas, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe.

O boletim InfoGripe registra aumento de casos de SRAG compatíveis com covid-19 no Maranhão, em Rondônia e no Tocantins, embora ainda não haja dados laboratoriais suficientes nesses estados para confirmar tal associação. No Ceará, os casos de SRAG associados à covid-19 estão em queda. No Acre, em Alagoas, Pernambuco, no Piauí e em Roraima, o cenário é oscilante, mas recomenda-se atenção por causa do aumento de casos nas regiões Norte e Nordeste. Quatro capitais têm indicadores de crescimento: João Pessoa, Teresina, Manaus e Porto Velho.

Tatiana Portella reforçou a recomendação do uso de máscaras faciais em localidades que registram aumento de casos, sobretudo em ambientes fechados, com maior aglomeração de pessoas e nos postos de saúde. A pesquisadora lembrou ainda a necessidade de manter a vacinação em dia e recomendou que, diante do aparecimento de sintomas de síndrome gripal, as pessoas fiquem em casa, em isolamento.

amazonianarede
Agência Brasil Portal d24am

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.