Severiano Porto é homenageado com Medalha Ruy Araújo

Manaus – O arquiteto Severiano Mário Porto foi homenageado na manhã desta quarta-feira (8) na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) com a Medalha Ruy Araújo numa Sessão Especial proposta pelos deputados estaduais Marcelo Ramos (PSB) e Luiz Castro (MD).

Motivos de saúde impediram a presença do homenageado que foi representado pela neta, Paula Carneiro Porto, que recebeu a medalha. A Sessão foi dirigida pelo vice-presidente da Casa, deputado estadual Belarmino Lins (PMDB).

Severiano Mário Porto é conhecido pelas obras produzidas na Amazônia, onde se envolveu profundamente com as condições ambientais e geográficas da região, apresentando uma arquitetura fortemente ligada ao clima, às técnicas e aos materiais locais. Foi responsável por conceber um modelo único de arquitetura amazônica e sustentável, que une técnicas desenvolvidas por ribeirinhos e caboclos com as mais modernas e inovadoras criações da arquitetura.

Marcelo Ramos resumiu o arquiteto Severiano Porto como um homem de todos os tempos, que na sua obra comprometeu-se e respeitou a formação histórica e social do povo do Amazonas, que expressou também na sua obra o conhecimento das técnicas mais atuais daquele tempo e que projetou o futuro da arquitetura do Amazonas para o mundo. “O Amazonas deve muito a Severiano Porto e essa foi à forma de demonstrar essa gratidão”, explicou Ramos.

Para Luiz Castro, Severiano Porto mergulhou profundamente na história, cultura e natureza do povo da Amazônia, traduzindo tudo isso naquilo que há de especial na arquitetura, que é a associação da beleza, da arte com a funcionalidade e com utilidade para o ser humano. “A incorporação dos elementos da natureza e da nossa cultura nas obras de Severiano ainda estão visíveis”, afirmou o deputado, ressaltando que algumas obras ainda não foram colocadas sobre a proteção do Patrimônio Histórico, o que deve ser feito.

Por sua vez, Paula Porto disse ser uma honra receber da Assembleia Legislativa a outorga da Medalha Ruy Araújo, dedicada ao seu avô. “A família toda agradece essa honrosa homenagem”, disse Paula definindo o ato de coerente. “O ideal seria que ele pudesse recebê-la”, completou, destacando como uma de suas preferidas a obra do Campus da Ufam e que gostaria de conhecer a da Aldeia SOS.

A homenagem contou ainda com a presença de convidados como o diretor-presidente da Rede Amazônica de Televisão, Phillipe Daou, o vice-presidente da direção nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), arquiteto Claudemir Andrade, o representante do Conselho Federal dos Arquitetos, Rodrigo Capulato e a pró-reitora da UEA, Márcia Costa.

Fonte: Diretoria de Comunicação 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.