Fontes promete tirar Manaus do rol das cem cidades mais violentas do país

Sergio Fontes promete menos violência em Manaus
Sergio Fontes promete menos violência em Manaus
Sergio Fontes promete menos violência em Manaus

Manaus – O secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, afirmou na manhã desta quarta-feira (1º) que montará um pacote de ações para retirar Manaus do ranking das cem cidades mais violentas do mundo.

Operações de policiamento integrado e a presença da Polícia Militar nas ruas estão entre as medidas. Durante coletiva de imprensa sobre o balanço da operação “Espectro de Segurança”, o secretário falou ainda sobre a redução de homicídios na capital e as novas viaturas que devem ser entregues até o fim de junho. Ele afirmou que, pelo menos, uma operação ao mês será realizada em pontos com altos índices de criminalidade

“O objetivo é tirar Manaus do ranking das cidades mais violentas; isso é que nos move todos os dias. O caminho para atacar as organizações criminosas, principalmente as de narcotráfico é a descapitalização. Apreendendo os bens decorrentes da atividade criminosa é apreender o produto utilizado para ganhar dinheiro, que é a droga.

A prisão do criminoso não é o mais importante porque existem muitas pessoas dispostas a continuar esse crime, e cada vez que ocorrem as apreensões, nos tornamos mais eficiente”, pontuou Fontes.

A operação “Espectro da Segurança” foi realizada de sexta  (27) até segunda-feira (30). Nos três dias foram feitas barreiras fixas para vistoria de carros, motocicletas e pedestres. Segundo balanço divulgado pela SSP, foram abordados 5.073 pessoas, 2.125 carros e 1.910 motocicletas. Além disso, foram aplicadas 118 multas e 75 autuações por descumprimento das leis de trânsito.

Monitoramento

Os bairros monitorados nesta segunda fase da operação foram Monte das Oliveiras e Colônia Terra Nova, na Zona Norte da cidade. Segundo o secretário de Segurança Pública, os locais foram escolhidos a partir das estatísticas que mostraram que a criminalidade estava predominante naquela área.

Fontes afirmou ainda que operações nos mesmos moldes serão realizadas pelo menos uma vez ao mês. Um levantamento da secretaria apontou que foram apreendidas quase duas toneladas de drogas entre janeiro e o dia 23 de março. A SSP-AM informou ainda que em março foram registradas 69 mortes na cidade.

O número é 10,4% menor que os 77 registrados no mesmo período do ano passado. Questionado sobre a ligação entre as apreensões de drogas e a redução dos homicídios, Fontes disse não poder avaliar, ainda, se existe uma relação entres os casos.

Inquéritos 

Durante a coletiva, o delegado titular da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), Ivo Martins, informou que, de janeiro a março deste ano, 145 inquéritos foram finalizados em entregues à Justiça. Segundo o delegado, 80% dos inquéritos de homicídios foram fechados com a autoria reconhecida. Ele destacou que no mesmo período, 52 prisões foram realizadas pela delegacia.

Viaturas

De acordo com Sérgio Fontes, entre 30 e 50 viaturas devem entrar em circulação até o fim do mês de abril. No total, 700 novas viaturas devem estar à disposição das polícias até junho. Para Fontes, o número é suficiente para atender a demanda na capital.

O contrato de aluguel dos veículos anteriores, que foi firmado com um consócio de três empresas, encerrou em 2014 e não foi renovado. Pelo contrato antigo, o aluguel de uma viatura custava R$ 18 mil. Conforme o secretário, com o novo acordo, o preço reduziu para R$ 9 mil.

Amazonianarede-TVAM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.