Sepror inaugura feira em Paricatuba, Iranduba

Iranduba – A Secretaria de Produção Rural do Estado (Sepror), inaugurou ontem uma Feira que funcionará todos os domingos na comunidade do Paricatuba, no Iranduba, município próximo de Manaus.

A feira de Paricatuba é uma versão do Feirão da Sepror de Manaus com uma variedade de produtos como peixes, carnes, legumes, verduras, frutas, queijos, doces, artesanatos, entre outros. No espaço haverá também um café regional e um restaurante local.

A solenidade de abertura do feirão foi conduzida pela secretária Executiva da Sepror, Sônia Alfaia, que representou o secretário de Produção Rural, Eron Bezerra. Participaram ainda da inauguração o prefeito do município, Xinaik Medeiros, a vereadora Cristiane Maranhão e a comunidade do entorno.

A secretária Executiva da Sepror, Sônia Alfaia, ressaltou que está é a primeira unidade do feirão instalada fora da capital e que em breve o projeto chegará a Parintins e outros municípios que já solicitaram a feira no mesmo modelo.

O Feirão da Sepror na Vila de Paricatuba vai beneficiar uma média de 5 mil pessoas tanto da comunidade como de áreas adjacentes. Por enquanto serão 30 famílias de produtores rurais comercializando diretamente seus produtos no local.

Feira com cenário histórico

A unidade de Paricatuba vai funcionar no sistema móvel, sendo localizada neste primeiro momento nas proximidades da beira do Rio. Entre o diferencial da feira, além dos preços baixos, está o cenário histórico que o público consumidor terá ao fazer suas compras. Além da beleza do Rio Negro, os consumidores também terão à vista um casarão construído em 1898 e que já serviu como hospedaria para imigrantes italianos, escola agrícola, cadeia pública e o antigo leprosário do Estado.

Protocolo de Intenções

Na oportunidade foi assinado o protocolo de intenções com a Comunidade do Paricatuba para o asfaltamento de mais de 10 km do ramal que dá acesso a comunidade.

A recuperação do ramal é um compromisso firmado pelo Governo do Amazonas com comunidade. A obra vai beneficiar mais de 800 famílias residentes no local.

O protocolo de intenções foi assinado pela secretária Executiva, Sônia Alfaia, e a previsão é de que as obras iniciem em dois meses.

Feirão da Sepror

O Feirão da Sepror foi criado pelo secretário de Produção Rural, Eron Bezerra, no dia 1º de maio de 2009, para oferecer oportunidade de renda aos agricultores familiares do Amazonas. Em Manaus, funciona em dois locais: de quinta-feira à sábado das 07h às 22h e aos domingos até o meio-dia no Parque Eurípedes Ferreira Lins (Avenida Torquato Tapajós, Zona Norte) e aos sábados das 06h às 18h, no Campus do IFAM na Zona Leste.

No total são 465 famílias de Agricultores Familiares comercializando diretamente sua produção com os consumidores nos dois Feirões de Manaus. Em 2012, o faturamento do Feirão da Sepror na Zona Norte foi de R$ 12.878.918,00. O Feirão da Zona Leste foi inaugurado no dia 27 de Abril de 2013.

(Amazonianarede – Sepror) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.