Seped retoma prestação de serviços aos cidadãos na secretaria

Seped retoma prestação de serviços aos cidadãos na secretaria

Manaus, AM – A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência Física (Seped) vai retomar a prestação de alguns serviços públicos em sua unidade, localizada na avenida Mário Ypiranga, 1.600, bairro Adrianópolis, zona centro-sul, a partir do próximo mês.

Atualmente, na Seped é realizado o cadastramento e a solicitação do passe intermunicipal rodoviário e o cadastro da pessoa com deficiência no sistema estadual.

Depois de anunciar parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab) para a expedição da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e encaminhamento para vagas de emprego disponíveis no Sine Amazonas, a Seped vai voltar a emitir Carteiras de Identidades a partir de fevereiro.

No último ano, antes da suspensão do serviço, foram emitidos 1.268 RGs no local

A Seped também auxilia as pessoas com deficiência sobre a entrada no Benefício de Prestação Continuada (BPC), um auxílio que corresponde ao valor de um salário mínimo concedido pelo Governo Federal.

Libras

No balcão de atendimento da Seped há sempre um tradutor intérprete de libras disponível.

Além do atendimento no local, a pessoa com deficiência auditiva também pode solicitar que este profissional o acompanhe até agências bancárias e audiências, por exemplo.

O agendamento para este serviço externo deve ser feito com até 48h de antecedência.

Para conflitos familiares e/ou violação dos direitos, a secretaria conta com atendimento social em sala reservada.

Cadastro

O cadastro da pessoa com deficiência no sistema do estado é um meio de facilitar a garantia ao acesso aos programas sociais, como o de moradia. Por meio dele, também é possível que a Seped direcione o cidadão para o órgão responsável, conforme caso apresentado no setor de atendimento da secretaria.

Para realizá-lo é necessário comparecer na Seped, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, munido de RG, CPF, laudo médico atualizado (com Classificação Internacional de Doenças/CID), comprovante de residência atual e cartão do SUS.

Para solicitar a emissão do cartão intermunicipal, além dos documentos citados anteriormente, é preciso uma foto 3×4, comprovante de renda (se houver) e o preenchimento do formulário disponível na Seped.

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