Sepdec identifica mais de 700 áreas de risco de deslizamentos em Manaus

Sepdec identifica mais de 700 áreas de risco de deslizamentos em Manaus

Manaus, AM – Levantamento  realizada pela Secretaria Executiva de Proteção e D ares de risco na capital, com as zonas Leste e Oeste O trabalho faz parte de um estudo da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil do Município (Sepdec), em ação integrada com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), divulgado nesta sexta-feira (7).

Do total de áreas, 58 são novos pontos identificados na capital. O estudo é resultado de vistorias técnicas realizadas no primeiro semestre deste ano, período de intensas chuvas no Amazonas.

No levantamento foram mapeadas 851 moradias vulneráveis em áreas de risco geológico considerado “muito alto”, em 15 bairros de Manaus. As zonas Norte e Leste são as mais afetadas.

O estudo vai servir de embasamento para o início da execução da Carta Geotécnica de Manaus, projeto amparado por um convênio firmado entre o CPRM e a Casa Militar de Manaus, que tem a proposta de monitorar todos os tipos de risco existente nas áreas vulneráveis da cidade.

“Por meio desse levantamento conseguimos nos antecipar e agir de forma emergencial e preventiva aos casos de desabamentos e deslizamentos”, explicou o Secretário Municipal de Defesa Civil, Cláudio Belém.

Monitoramento

Com a atualização, a Prefeitura de Manaus, por meio da Defesa Civil, Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), informou que irá cadastrar moradias, realizar eventuais desocupações e intervenções com obras que minimizem os riscos geológicos identificados.

O trabalho preventivo em áreas de risco conta com o reforço dos Núcleos de Proteção e Defesa Civis nas comunidades (Nupdecs), formados por voluntários que ajudam o órgão a monitorar esses locais. Outro reforço é o monitoramento por pluviômetros instalados na capital.

Amazonianarede- Sepdec

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.