EUA – Desde a meia-noite de sábado, o governo dos Estados Unidos está fechado. Nesta segunda-feira, diversas agências não abriram as portas. O prédio do Arquivo Nacional, a Biblioteca do Congresso e alguns museus ficaram fechados.
Até o metrô teve pouco movimento, já que muitos funcionários não essenciais foram dispensados e não vão receber salário pelos dias não trabalhados.
A Estátua da Liberdade também ficou fechada no final de semana, mas acabou reabrindo nesta segunda mesmo antes de um acordo no Congresso, já que o governador de Nova Iorque anunciou que usaria fundos estaduais para manter a principal atração turística da cidade aberta.
Na última vez que isso aconteceu, em 2013, o governo ficou fechado por duas semanas. Nesta segunda, depois de três dias, os senadores entraram em um acordo sobre como colocar o governo de volta para funcionar.
Um dos principais pontos de discordância era imigração. Democratas queriam uma proposta que incluísse proteção para os dreamers, imigrantes ilegais que chegaram aos Estados Unidos quando crianças bama que impedia que fossem deportados, mas a lei foi revogada por Trump.
O senador democrata Chuck Schummer disse que conseguiu chegar a um acordo com o líder republicano Mitch Mcconnel para fazer o governo continuar a funcionando pelas próximas três semanas.
Mas a proposta votada nesta segunda não deixa claro o destino dos dreamers, já que os republicanos se comprometeram apenas a votar algum tipo de nova lei de imigração até o dia oito de fevereiro, sem deixar claro que tipo de proteção será dada a esses imigrantes.
Amazonianarede-Agencias