Semsa premia estudantes vencedores em mostra sobre doação de órgãos

(Reportagem: Eurivânia Galúcio – Foto :Altemar Alcantara)

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou na manhã desta terça-feira, 24, a cerimônia de premiação de estudantes que participaram da II Mostra e Premiação das Produções Escolares sobre Doação de Órgãos e Tecidos, promovida em parceria com as secretarias municipais e estaduais de Educação e a Central de Transplantes do Amazonas/Secretaria de Estado de Saúde (Susam).

O evento foi realizado no auditório da Semsa, avenida Mário Ypiranga, 1695, Adrianópolis, reunindo alunos de escolas estaduais e municipais.

A mostra envolveu estudantes de 20 instituições de ensino, 16 da rede municipal e quatro da rede estadual, que produziram frases e tirinhas para gibis informando sobre a importância da doação de órgãos e desmistificando as questões relacionadas ao transplante. O evento foi organizado pelo segundo ano consecutivo e faz parte do projeto de Conscientização sobre Doação e Transplantes de Órgãos e Tecidos, que atende o decreto Nº 1.520 de 12 de abril de 2012, que regulamenta a Lei nº 284, de 12 de setembro de 2011, e trata da realização de palestras de conscientização sobre a importância da doação de órgãos nas escolas da rede municipal de ensino, sendo que este ano foi ampliado para escolas da rede estadual integrantes do Programa Saúde na Escola (PSE).

O secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, destacou o fato de que a integração entre diversas instituições é essencial para o sucesso das ações de saúde, principalmente no que se refere à promoção da saúde e prevenção das doenças.

“Eventos como a Mostra de Produções Escolares é um dos elos de uma grande cadeia de ações que devem ser realizadas em nível municipal, estadual e federal, para estimular a doação de órgãos, que, em essência, é um ato de amor à vida. A expectativa é que, com ações desenvolvidas nas escolas, os alunos possam multiplicar as informações junto aos pais, familiares e comunidade, sobre a importância desse ato”, informou Evandro Melo.

Segundo a coordenadora estadual de Transplantes, Leny Passos, o Amazonas realiza, desde 2004, o transplante de córnea e, desde 2011, o transplante de rins. Já foram realizados 934 transplantes de córnea e 44 transplantes de rins. Atualmente, são 300 pessoas na fila de espera para receber transplante de córnea e 400 aguardando transplante de rins. “Para reduzir essa espera, é essencial o trabalho de orientação e informação a partir das escolas, em um trabalho integrado, porque a principal dificuldade registrada em todo o Brasil é o fato de que as pessoas não tem o hábito de informar a família ou os amigos que desejam doar órgãos, o que dificulta a abordagem junto à família no momento da morte do possível doador”, destacou a coordenadora.

Mostra – Os estudantes vencedores da II Mostra e Premiação das Produções Escolares sobre Doação de Órgãos e Tecidos foram: Victória Letícia de Oliveira, da Escola Municipal Ulisses Guimarães, primeiro lugar na categoria de melhor frase entre alunos das escolas municipais; Michelly de Oliveira Barros, da Escola Estadual Luizinha Nascimento, primeiro lugar na categoria de melhor frase entre alunos das escolas estaduais; Ronaldo Bezerra Filho, aluno da Escola Municipal Eliana Lúcia Monteiro da Silva, primeiro lugar na categoria de tirinhas para gibi; David Seabra, aluno da Escola Estadual de Tempo Integral Elisa Freire, segundo lugar na categoria de tirinhas para gibi; e Lohanna Adiv, da Escola Municipal Lúcia Monteiro da Silva, terceiro lugar na categoria de tirinhas para gibi. Os alunos receberam troféus e brindes.

Para a produção das frases e tirinhas, os profissionais de saúde e de educação realizaram junto aos alunos atividades nas escolas abordando o tema, com foco na informação e desmistificação das questões sobre o processo de doação de órgãos.

Além disso, foi realizada uma capacitação, de acordo com o projeto de Conscientização sobre Doação e Transplantes de Órgãos e Tecidos, com as para os profissionais de educação para que fossem desenvolvidas diversas atividades pedagógicas junto à comunidade escolar.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.