Semsa pede parceria da população no combate à dengue

Amazonianarede – Semcom

Manaus – Mais de 200 alunos das Escolas Municipal Vicente de Paula e Estadual Tiradentes foram às ruas nesta sexta-feira (22) distribuir material educativo da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de combate à dengue, no bairro Petrópolis, área que tem a maior prevalência da doença na zona sul da cidade, com 221 casos notificados.

A ação também contou com caminhadas em todas as zonas da cidade, com o tema ‘Somos todos parceiros na prevenção da dengue’ e teve a participação do secretário municipal de Saúde, Evandro Melo.

“O envolvimento dos alunos e da população em geral é fundamental para combatermos os criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Não se controla a dengue somente com ações do poder público. Temos que fazer uma união de esforços pela vida, para diminuirmos os riscos da doença”, pediu Evandro Melo.

A ação foi organizada pelo Setor de Educação em Saúde e Mobilização Social da Semsa em parceria com as secretarias estadual e municipal de Educação e a Secretaria de Estado da Saúde (Susam), por meio da Fundação de Vigilância Sanitária (FVS) e apoio do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans).

A mobilização aconteceu simultaneamente nas escolas estaduais José Milton Bandeira (no bairro Monte Sinai, zona Norte); Maria Teixeira Goes (rua Dídia, s/nº- Zumbi, zona Leste); Tiradentes (av. Codajás-Petropólis, zona Sul); Centro de Educação de Tempo Integral Áurea Braga (av. Brasil-Compensa, zona Oeste) e Escola Municipal Agenor Ferreira (comunidade Nossa Senhora do Livramento, na área ribeirinha do rio Negro).

Segundo a chefe do Setor de Educação em Saúde, Keininlange Marques, a caminhada faz parte da estratégia de execução da Operação Impacto de Combate à Dengue para o controle e ações preventivas nas áreas com maior incidência da doença.

Registros

A Semsa já registrou, do dia 1º de janeiro até o dia 23 de março deste ano, 6.045 casos notificados de dengue no município de Manaus, sendo 877 confirmados por laboratório. Os bairros com maior incidência de dengue é o Jorge Teixeira, na zona Leste, com 539 casos notificados, e, em segundo lugar, o bairro Cidade Nova, na zona Norte, com 519 casos.

Para combater os focos do mosquisto, a Prefeitura de Manaus lançou em janeiro deste ano, a Operação Impacto de Combate à Dengue, com meta de vistoriar 264.410 imóveis até o final do mês de março. A vistoria dos imóveis é realizada por equipes formada por profissionais de saúde em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Exército, Marinha, Aeronáutica e Corpo de Bombeiros, executando a eliminação de criadouros do mosquito transmissor da dengue, Aedes aegypti, e orientando os moradores sobre os cuidados necessários para manter os locais livres de depósitos das larvas do mosquito.

Além do trabalho realizado de casa em casa, estão sendo executadas ações de educação em saúde em escolas, unidades de saúde e empresas, mobilizando a comunidade para maior participação na vigilância e controle da infestação do mosquito.

Campanha de Mídia

No dia último dia 11 de março, a Prefeitura de Manaus também lançou uma intensa campanha de mídia para o combate à Dengue. Foram produzidos três mil cartazes, 90 mil panfletos, cinco mil adesivos, 20 outdoors, 220 cartazes para mobiliário urbano (paradas de ônibus), mil camisas, 100 faixas e campanha educativa para veiculação em jornal, televisão, rádio e carro de som, além de ônibus (Busdoor).

“A campanha pretendeu atingir toda a população. Panfletos e cartazes foram distribuídos pelos profissionais de saúde nas comunidades e fixados em escolas, padarias, mercadinhos e outros estabelecimentos com grande circulação de pessoas. Porém, também reforçamos as orientações para os médicos com informações atualizadas sobre o tratamento do paciente com suspeita de dengue e para que as pessoas que trabalham com a construção civil tenham informações sobre como evitar a proliferação de focos do mosquito Aedes aegypti no local de trabalho”, explica Evandro Melo.

Foto – Ascom Semsa

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.