Semsa orienta gestantes sobre alimentação saudável

Semsa orienta gestantes sobre alimentação saudável

Manaus, AM – Mulheres grávidas atendidas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Megumo Kado, no bairro Educandos, participaram na manhã desta sexta-feira, 26/5, de ação educativa sobre Alimentação Saudável na Gestação. Parte da programação de encerramento da Semana de Prevenção e Redução dos Fatores de Riscos para a Mortalidade Materna, iniciada dia 22 de maio, o evento abordou o impacto da alimentação na saúde da gestante e contou com o apoio de acadêmicos de enfermagem do Instituto de Ensino Superior (IES) Materdei.

A enfermeira Geyse Carvalho, uma das técnicas responsáveis pela ação na Unidade de Saúde, explica que as participantes foram mulheres gestantes que realizam o pré-natal na UBS com o objetivo de orientar para a prevenção ao sobrepeso e obesidade durante a gravidez.

“Quando identificamos um excesso de peso nas mulheres grávidas, a preocupação é maior com uma possível elevação da pressão arterial, um comprometimento circulatório e diabetes gestacional. São situações que podem causar complicações no parto e ocasionar a mortalidade materna”, destaca Geyse Carvalho, explicando que casos mais complexos são encaminhados para acompanhamento com profissionais nutricionistas.

De acordo com a enfermeira Anny Kuhn, preceptora da turma de alunos de enfermagem do IES Materdei, as principais orientações são para que as gestantes evitem o consumo de produtos industrializados e para a redução de sal e açúcar na dieta. “O importante é evitar alimentos que possam aumentar os riscos de doenças durante a gestação, focando sempre na prevenção”, reforça a preceptora.

Grávida de quatro meses, a dona de casa Elzimar Sales, 44 anos, realiza o pré-natal na UBS Megumo Kado e afirma que está tendo um cuidado maior com a alimentação, diferente do que ocorreu com a gravidez do filho de 20 anos e da filha de 14 anos.

“Hoje temos muito mais informação sobre o assunto da alimentação na gravidez do que na época das minhas duas primeiras gestações. Além das orientações durante as consultas do pré-natal, procuro informação na internet sobre a melhor alimentação. Parei de beber refrigerante, evito comer fritura e reduzir o sal e o açúcar, e estou consumindo mais alimentos como sopa e sucos naturais”, afirma Elzimar Sales.

Amazonianarede-Semcom

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.