Início Notícias Amazonas Manaus amanhece encoberta por fumaça após incêndio atingir 441 hectares de vegetação...

Manaus amanhece encoberta por fumaça após incêndio atingir 441 hectares de vegetação no AM

Proibição vale para bares, restaurantes, supermercados, mercearias e estabelecimentos similares, além de outros locais abertos ao público.

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) e a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) proibiram o consumo de bebidas alcoólicas em estabelecimentos e locais abertos ao público durante o dia da eleição. A restrição vale em todo o estado das 2h às 17h de domingo (4), data do primeiro turno das Eleições 2026.

A medida também será aplicada no mesmo horário em 25 de outubro, caso haja segundo turno.

A proibição vale para bares, restaurantes, supermercados, mercearias e estabelecimentos similares, além de outros locais abertos ao público. O descumprimento da determinação será considerado crime de desobediência, previsto no artigo 347 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965).

Segundo a portaria, a medida tem como objetivo preservar a ordem durante os trabalhos eleitorais e favorecer o exercício consciente do voto. O documento também cita os efeitos do álcool sobre a capacidade de discernimento e possíveis transtornos provocados pelo consumo da bebida durante a eleição.

A portaria aponta ainda que a proibição adotada em eleições anteriores contribuiu para reduzir ocorrências e conter distúrbios nos locais de votação.

A Portaria Conjunta nº 959/2026 foi assinada pela presidente do TRE-AM, desembargadora Carla Reis; pela vice-presidente e corregedora regional eleitoral, desembargadora Nélia Caminha Jorge; e pelo secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Anézio Brito de Paiva.

Horários

1º turno: domingo (4), das 2h às 17h.
2º turno, se houver: domingo (25), das 2h às 17h.

amazonianarede
Por g1 AM — Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.