Semsa normaliza abastecimento de insulina na segunda-feira

Amazonianarede – Semcom

Manaus – A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa que a partir de segunda-feira, 04, todas as unidades de saúde estarão retomando a disponibilização de insulina para portadores de Diabetes mellitus. O abastecimento do medicamento para o município de Manaus foi comprometido desde o mês de setembro de 2012, quando houve falta de fornecimento do produto em vários países.

A gerente de Assistência Farmacêutica da Semsa, Maria Vanda da Silva Viana, explica que a Lei nº. 11.347/2006 determina que o Sistema Único da Saúde (SUS) forneça gratuitamente os medicamentos e materiais necessários para a aplicação e o monitoramento da glicemia capilar aos portadores de diabetes que estão inscritos no Programa de Combate à Hipertensão e Diabetes (Hiperdia).

O Ministério da Saúde é a instituição responsável pelo financiamento integral de insulina enquanto Estados e Municípios devem financiar os insumos. Com o fornecimento de insulina comprometido em todo o país, a Prefeitura de Manaus providenciou a compra do medicamento com recursos próprios e fez a aquisição de 42 mil frascos de insulina.

Além disso, o Ministério da Saúde, na quinta-feira (28), já realizou a entrega de mais 14 mil frascos na Central de Medicamentos do Amazonas (Cema). Os dois lotes estão sendo encaminhados para a Central de Abastecimento do Município de Manaus, que montou uma força-tarefa para abastecer Unidades Básicas de Saúde, Policlínicas, Unidades de Saúde Ambulatorial e Farmácias Gratuitas.

A Semsa também disponibiliza os medicamentos glibenclamida, metformina, gliclazida, além de insumos como seringas de 1ml, com agulha acoplada para aplicação de insulina, tiras reagentes para medida de glicemia capilar e lancetas para punção digital para os portadores de Diabetes mellitus inscritos no Hiperdia.

Segundo Maria Vanda Viana, não houve comprometimento de nenhum outro medicamento para pacientes diabéticos no município de Manaus, a não ser da Insulina NPH.

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, permitindo a entrada de glicose nas células para ser transformada em energia. Algumas pessoas portadoras de Diabetes mellitus precisam de injeções de produto por não produzirem insulina suficiente para atender as necessidades do organismo. 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.