Semsa encerra nesta sexta-feira vacinação contra a Gripe

A Prefeitura de Manaus encerra hoje a vacinação contra a gripe em Manaus. Até esta quinta-feira, 9, a Secretaria Municipal de Saúde conseguiu imunizar 239.741 pessoas contra a gripe, 97,94% do público alvo.

A capital do Amazonas foi a primeira do País a atingir o índice estipulado pelo Ministério da Saúde de imunizar 80% do grupo prioritário. Segundo o secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, o sucesso da vacinação se deve a estratégia da busca ativa, onde a Semsa foi até as pessoas que precisavam tomar as vacinas em condomínios residenciais, órgãos públicos e privados, escolas e hospitais.

“Colocando várias equipes volantes espalhadas pela cidade, principalmente para imunizar as grávidas, onde tivemos baixa procura. Mas, o nosso balanço foi um sucesso, porque fomos o primeiro do Brasil a passar do 80% do exigido pelo Ministério da Saúde”, ressaltou Evandro Melo.

O Ministério da Saúde prorrogou a Campanha da Vacinação contra a Influenza em todo o País até o dia 10 de maio, porque a maioria dos municípios, ao contrário de Manaus, não havia conseguido atingir o mínimo exigido de 80%. A campanha em Manaus começou no dia 15 de abril e teve o dia D no dia 20 de abril, no Parque Municipal do Idoso, quando mais de cinco mil pessoas se mobilizaram em toda a cidade para vacinar os grupos prioritários estipulados pelo Ministério da Saúde.

A vacina protege contra três subtipos do vírus influenza: A (H1N1) – conhecido popularmente como gripe suína –, A (H3N2) e B. Estes são os subtipos que mais circularam no inverno passado, segundo o Ministério da Saúde.

Poliomielite e HPV – Com o final da vacinação contra a Gripe, agora a Semsa inicia os preparativos para a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite (Paralisia infantil) que terá o Dia D em 8 de junho e terá como
público alvo as crianças menores de cinco anos. No dia 10 de junho, a Secretaria Municipal de Saúde também iniciará a Campanha de Vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), que protege contra o câncer de colo de útero, e meninas de 11 a 13 anos, nas escolas da rede pública e privada.

Doses aplicadas e percentuais por grupos prioritários na vacinação contra a gripe:

1. Crianças de 6 meses a 2 anos: 52.522 doses (86,56%);
2. Gestantes: 22.987 doses (75,77%);
3. Idosos a partir dos 60 anos: 113.806 doses (111,6%);
4. Indígenas: 2.308 doses (287,42%);
5. Puérperas: 6.392 doses (128,17%);
6. Trabalhadores da Saúde: 41.726 doses (114,92%)

Para quem trabalha, a vacina está disponível até esta sexta-feira (10) nas Unidades de Saúde com horário ampliado, das 7h às 21h (Segunda a sexta) e aos sábados (7h às 17h).

DISTRITO DE SAÚDE SUL

UBS Dr. José Rayol dos Santos – Av. Constantino Nery, s/n, Chapada; UBS Morro da Liberdade – Rua São Benedito, s/n. Morro da Liberdade;

DISTRITO DE SAÚDE NORTE

USA Balbina Mestrinho – Rua 17, nº 170, Cidade Nova II; USA Sálvio Belota – Rua das Samambaias, nº 786, Santa Etelvina; UBS Áugias Gadelha – Rua A, nº 15, Cidade Nova I;

DISTRITO DE SAÚDE LESTE

USA Alfredo Campos – Rua André Araújo, s/nº, Zumbi II; UBS Leonor Brilhante – Av. Autaz Mirim, s/nº, Tancredo Neves; UBS José Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, s/nº, São José II;

DISTRITO DE SAÚDE OESTE

UBS Leonor de Freitas – Avenida Brasil, s/nº, Compensa II; UBS Deodato de Miranda Leão – Av. Presidente Dutra, s/nº, Glória;(Semcom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.