Semmas faz balanço da gestão ambiental em sessão especial em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Semmas homenageada no Dia do Meio-Ambiente
Semmas homenageada no Dia do Meio-Ambiente
Semmas homenageada no Dia do Meio-Ambiente

Manaus – Representando o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, na sessão especial da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, na manhã desta segunda-feira, 1°, o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar, fez um balanço da gestão ambiental no município e conclamou a população a colaborar com uma sociedade mais sustentável, em prol da melhoria da qualidade de vida. A sessão especial foi promovida pelo deputado Luiz Castro (PPS).

O secretário Itamar Mar destacou a visão empreendedora do prefeito Arthur Neto na determinação de dar início à construção da Manaus do futuro, incorporando o parâmetro da sustentabilidade em todos os setores da gestão municipal. Segundo ele, em sintonia com as prioridades definidas pela administração municipal, está sendo possível avançar em setores como o da arborização, com ações de plantio acompanhadas de doações de mudas nas diferentes zonas da cidade, o aumento do índice de atendimento a denúncias de poluição sonora, que respondem por 70% dos registros recebidos pela Semmas, além de cursos, oficinas e palestras sobre reaproveitamento de resíduos sólidos, que desde 2013 já beneficiaram 28,3 mil pessoas, promovendo educação ambiental e geração de renda.

“Chegamos nos últimos dois anos e seis meses a um quantitativo de mais de 90 mil mudas plantadas  e mais de 186 mil mudas doadas”, afirmou o secretário, lembrando que a crescente demanda de arborização e paisagismo exige um reforço na produção de mudas que virá com a construção do novo Horto Municipal de Manaus, que deverá ser construído na segunda etapa do Parque Lagoa do Japiim, zona Sul. “O projeto está em fase conclusiva de licitação”, adiantou o secretário. Ele lembrou também do esforço desenvolvido para a revitalização dos Parques Municipais do Mindu e Ponte dos Bilhares, sob a gestão da Semmas.

Itamar Mar lembrou que ainda esse ano serão iniciadas as obras de revitalização do Parque Lagoa do Japiim e já estão sendo concluídas as tratativas com o Governo do Estado para a reforma do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), instalado no Refúgio da Vida Silvestre Sauim Castanheiras. O secretário aproveitou também para convidar os presentes a participarem da inauguração do Espaço Verde Campo Dourado, a primeira unidade do Projeto Espaço Verde na Comunidade, que acontecerá nesta terça-feira, 2, a partir das 17h, no Loteamento Campo Dourado, na Zona Norte.

“Estamos empenhados em caracterizar as áreas verdes e dar a elas uma destinação correta, a partir de um diagnóstico socioambiental e a participação ativa dos moradores”, afirmou. Localizado no bairro da Cidade Nova, o Espaço Verde Campo Dourado ganhou iluminação de LED, academia ao ar livre, parque infantil, quadra de vôlei e campo de futebol de areia, centro de convivência, pista de caminhada e reforço na vegetação e no paisagismo com o plantio de mudas arbóreas, frutíferas e ornamentais. O secretário lembrou que a meta do projeto é inaugurar mais cinco unidades no intervalo de um ano. Estudos técnicos já estão sendo realizados no Conjunto Castanheiras, na Zona Leste, a próxima unidade a ser implantada.

Durante a solenidade, o secretário Itamar Mar fez a entrega do diploma de menção honrosa ao presidente do Conselho Regional de Química, Sérgio Roberto Bulcão Bringel. Também foram homenageados a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT), da 11ª Região, Alzira Costa, o grupo Garis da Alegria, formado por funcionários da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana, o procurador da República do Ministério Público Federal Rafael da Silva Rocha, Carlos Cury (Idesam), a professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) Elen Andrade e a militando do Movimento SOS Encontro das Águas Marisa Lima da Silva.

Amazonianarede-Semcom

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.