Semmas convoca catadores para discutir políticas públicas

Manaus – A secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade Kátia Schweickardt participou, na tarde desta quinta-feira, 23, de uma audiência pública na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Foi discutido no parlamento a inclusão dos catadores de materiais recicláveis no processo de implantação de políticas públicas voltadas para as questões de saneamento básico e resíduos sólidos.

Ela defendeu que o tema seja uma das pautas da “III Conferência Municipal de Meio Ambiente (CMMA) – Vamos Cuidar de Manaus”, que acontecerá de 5 a 7 de junho, na Ufam.

O evento, que está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), com apoio do Fundo Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (FMDMA), terá como finalidade discutir quatro eixos temáticos propostos pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Nela, a questão da inclusão dos catadores é tida como uma das prioridades.

Da III CMMA deverão sair propostas para formulação de políticas públicas, envolvendo os diversos segmentos que tratam direta e indiretamente com a questão dos resíduos sólidos em Manaus. A secretária lembrou que os catadores já estão engajados no processo de discussão e organização do evento, fazendo parte do grupo que discutirá o eixo temático Geração de Trabalho Emprego e Renda nos três dias da conferência.

Junto com Kátia Schweickardt, estavam presentes à audiência o secretário municipal de Limpeza Pública, Paulo Farias, a chefe substituta da Procuradoria do Ministério Público do Trabalho, Alzira Melo Costa, e a presidente do Comitê Regional de Manaus dos Catadores de Materiais Recicláveis, Irineide Lima. O secretário Paulo Farias destacou os avanços no processo de negociação por parte da prefeitura para a construção dos galpões onde serão instalados os catadores, uma promessa de campanha do prefeito Arthur Neto, que já começa a se tornar realidade, com o início da construção do primeiro dos seis galpões que ele pretende construir até o final do seu mandato, um em cada zona da zona da cidade. 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.