Semed lança nova Proposta Curricular dos Anos Iniciais

05-06alunosManaus – Cerca de 500 pedagogos participaram do lançamento da nova Proposta Curricular dos Anos Iniciais – o Bloco Pedagógico, na manhã desta quinta-feira, 5, no auditório da sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), localizado na rua Maceió, Parque 10, zona Centro-Sul. O Bloco Pedagógico será implantado em 348 unidades, atingindo cerca de 50 mil alunos da rede municipal de ensino.

A Proposta Curricular dos Anos Iniciais faz parte do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), firmado pela Semed e inistério da Educação (MEC) em 2012. O objetivo é organizar os três primeiros anos do Ensino Fundamental (1º , 2º e 3º) com o intuito de garantir a alfabetização e o letramento dos alunos com no máximo oito anos de idade. O Bloco Pedagógico corresponde a esses três primeiros anos do Ensino Fundamental.

A diretora do Departamento de Gestão Educacional (Dege), Marcionília Bessa, comentou sobre os benefícios da nova estrutura curricular. “Nós teremos agora uma organização dentro do Ensino Fundamental em que as crianças terão três anos para fortalecer o processo de ensino-aprendizagem. O Bloco Pedagógico não faz retenção dos alunos dos três primeiros anos, mas todos serão avaliados de forma qualitativa e quantitativa para avançar a cada ano com a aprendizagem”, explicou.

A subsecretária de gestão educacional, Ana Maria Falcão, ratificou que além das formações dos pedagogos e professores, a participação efetiva da família no processo de alfabetização é uma das vertentes do Bloco Pedagógico.

“As escolas estão sendo instrumentalizadas e além de folderes e cartazes, os professores vão explicar durante as reuniões como vai funcionar o processo na escola e a importância do acompanhamento nos estudos. O aluno cresce e aprende muito mais quando a gente consegue juntar uma escola eficiente, uma família responsável e uma comunidade participativa”.

A mobilização da família para o acompanhamento da alfabetização na idade certa acontecerá de 9 a 13 de junho, em todas as escolas municipais. “Conclamamos que todas as famílias, pais, mães e irmãos mais velhos possam ajudar os alunos no processo de ensino-aprendizagem. A mobilização na escola vai ser intensa. Vamos pedir essa ajuda em todas as reuniões”, complementou.

No ano passado, a proposta foi implementada nos primeiros anos. Neste ano, os segundos anos passaram a utilizar o Bloco, ambos por meio de multimídia. Já em 2015 o foco será nos terceiros anos do ensino fundamental.

Texto: Luana Carvalho – Foto: Cleomir Santos

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.