Semana Mundial do Aleitamento Materno terá programação nas unidades de saúde

O Banco de Leite Humano (BLH) Fezinha Anzoategui, que funciona no Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL), promove nesta quarta-feira (31 de julho), na comunidade Terra Nova, localizada no município do Careiro da Várzea, uma ação social de Aleitamento Materno.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, a ação marca o início de uma série de atividades que serão realizadas pela rede de Bancos de Leite, Maternidades e Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs) da rede estadual, alusivas à Semana Mundial do Aleitamento Materno, comemorada de 1º a 7 de agosto.

A programação especial, que tem o apoio da primeira dama do Estado Nejmi Aziz, inclui blitze educativas em pontos estratégicos da cidade, palestras, exposições, homenagens às mães doadoras, uma grande caminhada no Centro e até uma pedalada temática, na Ponta Negra.

A ação organizada pela equipe do Banco de Leite Fezinha Anzoategui para a comunidade do Careiro da Várzea, na quarta-feira, incluirá atendimento médico com obstetra e pediatra; orientação com nutricionista e farmacêutico; atendimento de enfermagem, com realização de teste de glicemia e aferição de pressão arterial; palestras sobre o Aleitamento Materno e atividades recreativas para as crianças, abordando o tema.

“A ação tem o apoio da Prefeitura do município e vai ser realizada durante toda a manhã, na Escola Municipal Francisca Góis dos Santos”, explica a gerente de Enfermagem do IMDL, Maria Gracimar Fecury.

Em Manaus – Na quinta-feira (1º de agosto), às 15h, no auditório da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra – avenida Carlos Drummond de Andrade, nº 1.460, conjunto Atílio Andreazza, Japiim 2, zona sul), a Secretaria Estadual de Saúde (Susam) promove a abertura oficial da Semana do Aleitamento Materno, evento que reunirá as equipes dos Bancos de Leite, Maternidades e CAICs.

Na sexta-feira, 2 de agosto, serão realizadas as blitze educativas, em 10 pontos estratégicos da cidade: avenidas Constantino Nery com Pedro Teixeira (próximo ao Hemoam); Bola do Eldorado (Parque 10); avenida Grande Circular (próximo à feira do Mutirão); avenida Djalma Batista com rua Pará (próximo ao Posto 700); avenida Noel Nutels , Cidade Nova (entrada do Manôa); avenidas Umberto Calderado com André Araújo (próximo à Sefaz); Boulevard Álvaro Maia com rua Major Gabriel; Coroado (próximo à feira do bairro); avenida Getúlio Vargas com rua Leonardo Malcher; avenidas Eduardo Ribeiro com 7 de Setembro.

Nos dias 5 e 6 (segunda e terça-feira), os Bancos de Leite da Susam estarão realizando programações internas de sensibilização de suas equipes e de homenagens às mães doadoras. No Banco de Leite Fezinha Anzoategui, que estará completando aniversário de fundação no dia 5, a programação incluirá exposição de banners e de trabalhos científicos sobre o Aleitamento Materno.

Bancos de Leite do Amazonas – A rede de Bancos de Leite do Estado é formada por três unidades: o Banco de Leite do Amazonas, que funciona na Maternidade Ana Braga, na zona leste; o Banco de Leite Humano Fezinha Anzoategui, unidade anexa ao Instituto da Mulher Dona Lindu, zona centro-sul; e o Banco de Leite Humano Azilda Marreiro, na maternidade de mesmo nome, que funciona na zona norte da cidade.

(Agecom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.