Semana de Conciliação já tem mais de 7,3 mil audiências pautadas

Desembargador Altair Thury, Corregedor geral do Tjam

 

Desembargador Altair Thuri
Desembargador Altair Thury, Corregedor Geral do Tjam

Amazonas – Cento e quinze serventias judiciárias, entre Juizados e Varas, estão inscritas no Amazonas para a 11ª Semana Nacional de Conciliação 2016, que acontecerá de 21 a 25 de novembro em todo o País.

Dados parciais da Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça do Amazonas apontam que 7.345 audiências já estão pautadas para o período do esforço concentrado.

O cidadão que quiser conciliar, ainda pode procurar até o dia 11 de novembro a Vara ou Juizado em que o seu processo esteja tramitando e pedir a sua inclusão da SNC.

De acordo com a Corregedoria, um contingente de 1.444 pessoas, entre juízes, servidores, estagiários e voluntários irá atuar na Semana de Conciliação no Amazonas. Esse número já superou o quantitativo de pessoal envolvido na edição do ano passado, quando 1.287 pessoas integraram o efetivo da SNC 2015.

A Semana Nacional da Conciliação é uma campanha de mobilização, realizada anualmente, que envolve todos os tribunais brasileiros, os quais selecionam os processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas para solucionarem o conflito.

“Caso o cidadão, empresas e órgãos públicos tenham interesse em incluir seu processo na Semana Nacional da Conciliação, devem procurar, com antecedência, a Vara ou Juizado em que o seu processo tramita, seja na capital ou no interior do Estado.

A conciliação é o melhor caminho para a solução dos conflitos”, ressaltou o corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Aristóteles Lima Thury.

A portaria da CGJ do TJAM que normatizou a realização da SNC 2016 no Estado, fixou a data de 11 de novembro como prazo-limite para que as partes possam fazer o pedido de inclusão do processo na ação.

O corregedor-geral frisou que o sucesso da Semana de Conciliação não depende apenas de números, mas da postura de diálogo no sentido de promover a cultura da conciliação entre as partes. “A  Corregedoria tem se pautado no diálogo e conciliação, desde o início da nossa administração buscamos esse caminho.

Queremos conversar com nossos servidores, parceiros e todos os envolvidos nessa estrutura, como os grandes litigantes, que entenderam nossa proposta. Por esse motivo, entendemos que a SNC 2016 será um sucesso, pelo benefício à sociedade, alcançando a cultura da conciliação e da paz”, afirmou o desembargador Thury.

Uma novidade deste ano são duas pré-semanas de conciliação, com audiências no período de 7 a 11 e de 16 a 18 de novembro, que ocorrerão no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), localizado no Fórum Henoch Reis.

Amazonianarede-Awscom/Tjam

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.