Seiscentos alunos ficarão sem aula por uma semana após incêndio em Ceti

O incêndio foi ocasionado por uma pane elétrica no ar-condicionado de uma sala de aula
O incêndio foi ocasionado por uma pane elétrica no ar-condicionado de uma sala de aula
O incêndio foi ocasionado por uma pane elétrica no ar-condicionado de uma sala de aula

MANAUS – Cerca de 600 alunos do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Cinthia Régia, no bairro Gilberto Mestrinho, zona leste, ficarão sem aulas durante uma semana, devido a um incêndio que ocorreu em uma sala de aula da instituição, na tarde de segunda-feira (27).

A assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc) informou que uma pane elétrica no ar-condicionado de uma sala de aula da turma do sétimo ano do ensino fundamental, ocasionou o incidente, por volta de 13h.

Pais e responsáveis de alunos que estudam na instituição relataram momentos de pânico durante a ocorrência e denunciam que a escola não possui equipamento de combate a incêndio.

“Já estávamos prevendo que isso ia acontecer. Além dos problemas com a fiação elétrica, a estrutura da escola é precária. Não havia extintores no local”, afirmou a dona de casa Rosana Feijó Alves, 45, mãe de uma aluna da instituição.

Ela contou que o fogo foi controlado por servidores e alunos maiores. Segundo a dona de casa, quando o Corpo de Bombeiros chegou ao local, havia muita fumaça. “Eu fiquei desesperada de pensar que a minha filha pudesse estar correndo perigo. Mas graças a Deus nada de grave aconteceu”, disse.

Maciel Pereira, 56,  é metalúrgico e avô de uma aluna da escola. Ele acusou a Seduc de não realizar obras de reforma e adequação da fiação elétrica, além do fornecimento de recursos para comprar novos equipamentos de segurança.

“Desde 2012 minha neta estuda no local e desde então, eles só fazem reparos. Eu só quero que os meus filhos e etos estejam em um lugar que seja seguro para elas e não em um prédio que esteja quase pra cair”, criticou.

Segundo a Seduc, ainda na tarde desta terça-feira (28), engenheiros elétricos do Departamento de Infraestrutura (Deinfra) do órgão estiveram no local, juntamente com a empresa que presta serviços de manutenção elétrica, para levantar as causas e realizar os ajustes necessários. A empresa que faz o reparo de ar-condicionado também esteve no Ceti Cinthia Régia. Os serviços já foram iniciados desde hoje e a previsão que é de que as aulas sejam retomadas dentro de uma semana.

Em relação a falta de extintores no local,  a equipe do Portal D24am minutos questionou a Secretaria, mas até o fechamento desta matéria, não obtivemos resposta. D24AM

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.